![Imagem com fundo branco e desenhos em preto e vermelho, abaixo escrito: editora Imagem com fundo branco e desenhos em preto e vermelho, abaixo escrito: editora](https://ufop.br/sites/default/files//styles/topo_da_not_cia/public/editora_0_0.jpg?itok=Qr5Wikmn)
Criado por Larissa Rimulo em seg, 10/02/2025 - 14:30 | Editado por Patrícia Pereira há 11 horas.
O livro "Conservação do complexo geopaisagístico Serra da Canastra, Minas Gerais: contribuições metodológicas do Direito sob o signo da integração" é resultado da tese de doutorado de Luciano Alvarenga, defendida em 2019 pelo Programa de Pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da UFOP, sob orientação do professor Paulo de Tarso e coorientação do professor João Emanuel, da Universidade de Évora.
A obra aborda a importância da preservação da Serra da Canastra, destacando sua geodiversidade, biodiversidade e patrimônio cultural. Localizada em Minas Gerais, a região é referência de variedade, com fauna e flora ricas em diversidade e animais ameaçados de extinção.
O livro se dedica a um diálogo entre geoconservação e o direito ambiental na região. De acordo com o autor, é destacada a relevância de sítios e componentes da diversidade geológica dignos de especial proteção, conectando esse geopatrimônio a outras dimensões do patrimônio natural e cultural. No texto, o pesquisador propõe caminhos para melhorar estratégias de valorização, preservação e divulgação da Serra, definida como "complexo geopaísagistico".
"Nesse território, geologia, geomorfologia, uma vasta rede hidrográfica, remanescentes de Cerrado e Mata Atlântica e cultura combinam-se para formar um complexo geopaisagístico digno de proteção como um sistema", destaca Luciano
O projeto faz parte de uma série de ações da equipe da Editora UFOP e seu Conselho Editorial em busca da popularização da ciência, da difusão da pesquisa científica desenvolvida pela UFOP e também da valorização dos pesquisadores da Instituição.
O lançamento será na sexta (21), às 16h30, no auditório do Museu Boulieu, localizado na rua Padre Rolim, 412, no Centro de Ouro Preto.