skip to content

Lançado site da Rede UFOP de Estudos sobre as Consequências dos Rompimentos de Barragens

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O site visa reunir todos os projetos e estudos realizados na UFOP sobre os recentes rompimentos de barragem ocorridos em Minas Gerais.  

Segundo a professora responsável pelo projeto, Adivane Costa, o site é de suma importância no atual cenário, pois tem o objetivo de facilitar a disseminação do conteúdo e o registro da existência desses projetos, fomentando "o debate no âmbito acadêmico sobre o assunto e possibilitando a comunicação entre diferentes áreas de conhecimento e a efetiva aplicação dos estudos, transcendendo os muros da Universidade". 

Adivane ressalta também a importância da colaboração da comunidade acadêmica com o envio das suas pesquisas relacionadas ao tema. Isso pode ser feito por meio de formulário, que pode ser preenchido por qualquer visitante que queira divulgar seus trabalhos realizados no âmbito acadêmico da UFOP, como projetos de extensão, iniciação científica, TCCs, pesquisas de pós-graduação, entre outros. 

Para alterar ou corrigir informações dos projetos que já estão no banco de dados do site, é necessário entrar em contato por meio de outro formulário.

 

Nesse contexto de rompimento de barragens, tornaram-se mais frequentes, nas universidades brasileiras e também em instituições internacionais, pesquisas que objetivam entender a dinâmica do ambiente físico e social pós-rompimento, bem como identificar alternativas para recuperação da área degradada e minimização dos problemas socioambientais. 

Acesse o site para saber mais. 

Veja também

3 Março 2016

Ao abrir o site da UFOP, os mosquitos Aedes Aegypti por aqui voam. Voam de um lado para outro para...

Leia mais

21 Junho 2016

Difusão e democratização do conhecimento a partir da televisão. Essa é a proposta do projeto Ciência e audiovisual, elaborado pelo...

Leia mais

4 Agosto 2016

O conceito de mal-estar docente, que trata do adoecimento de docentes em contato com o trabalho pedagógico, é estudado desde...

Leia mais

6 Setembro 2016

As questões ligadas à economia de um modo geral servem como objeto de análise e estudo para o professor do...

Leia mais