Criado por Marcela Ayres em qui, 16/05/2019 - 15:18 | Editado por Rondon Marques há 5 anos.
Nesta quinta (16), o repórter Alex Sander Rafael Lima entrevistou, no podcast Rádio Ciência da Rádio UFOP, a professora Vanessa Mosqueira, da Escola de Farmácia da UFOP. A pesquisadora desenvolveu um medicamento que combate a mastite bovina, doença infecciosa que atinge principalmente as vacas leiteiras, provocando alterações físicas e bacteriológicas que podem reduzir a produção do leite. Em caso de contaminação pela doença, o leite do animal deve ser descartado, porque pode causar infecções graves na população.
A descoberta ganhou patente e tornou-se exclusiva da UFOP em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
No decorrer da entrevista, a pesquisadora destacou a importância das patentes e seus impactos dentro e fora das universidades públicas: "Toda pesquisa que é somente publicada, ela perde a chance de ser comercializada. Somete o que é patenteado, ou seja, é protegido como um produto de proteção intelectual, pode ser comercializado [...] O fato de patentear, ele protege aquele produto para que uma indústria se interesse na sua comercialização. Se você desenvolve uma tecnologia e você não protege aquele conhecimento, a chance dele chegar e fazer um benefício à sociedade é muito reduzida."
Confira a entrevista na íntegra.