A equipe da Rádio UFOP em parceria com a Rádio UFMG Educativa realizaram ao vivo a cobertura da 19º Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP). Em dois dias de transmissão, foram realizadas cerca de 16 entrevistas em mais de seis horas de programação ao vivo, transmitidas diretamente do Centro de Artes e Convenções da UFOP, um dos principais palcos do CineOP.
Durante a transmissão da rádio, participaram da programação a Coordenadora Geral da Mostra, Raquel Hallak, a estudante de Cinema e Audiovisual e diretora do curta “Elefante Azul”, Duda Glode e o ex-aluno da UFOP, Uriel Silva, diretor do curta “Mães do Sal”. Além disso, também estiveram presentes o professor da Escola de Música da UFOP, Tabajara Belo e o músico, compositor com mais de 30 anos de carreira, Paulinho Moska.
Para as jornalistas da Rádio UFOP, Elis Cristina e Patrícia Consciente, “a oportunidade de cobrir a 19º CineOP ao vivo, foi uma experiência única e marcante para nós, pois nos permitiu levar informações e toda a emoção da Mostra de Cinema de Ouro Preto para pessoas de diferentes localidades do estado de Minas Gerais”. Ainda segundo elas, essa parceria fortalece as conexões entre as emissoras vinculadas a universidades públicas do nosso país, promovendo a produção de conteúdos educativos e acessíveis para os mais diversos públicos.
Um dos pontos marcantes dos dois dias de cobertura foi a presença de várias histórias de vidas ligadas ao cinema e ao audiovisual. A cobertura destacou nas entrevistas, como essa edição da CineOP foi construída, pensando nas temáticas abordadas e na comunicação interna e externa. Outro ponto presente foi a abordagem de aspectos ligados às políticas públicas durante o evento, como a presença da inteligência artificial na preservação do audiovisual no país, temas que nortearam os bate-papos.
O diretor de comunicação da UFOP, Chico Daher, a respeito da parceria com a UFMG entende que “esse intercâmbio com a UFMG é resultado de um processo que precisa se intensificar, mostrando a viabilidade de as Instituições Federais de Ensino Superior se organizarem em rede, em favor da comunicação público-educativa”. Chico ainda acrescenta que a participação se dá também pelo esforço dos organizadores do evento e pelo suporte da Fundação de Educação de Arte e Cultura (Fundac), materializado nos trabalhos de Elis Cristina, Patrícia Consciente, Yara Bastos, Simei Gonderim e Danilo Nonato.
A equipe de cobertura da 19º CineOP foi composta por jornalistas, apresentadores, bolsistas e produtores, além de técnicos de operação de áudio de ambas Universidades.