A Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) completa 20 anos de existência com uma programação focada em três eixos temáticos: preservação, história e educação. O evento tem início nesta quarta-feira (25) e vai até a próxima segunda-feira (30). A homenageada desta edição é a artista e comediante Marisa Orth.
O evento conta exibição de filmes em pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, seminário, debates, oficinas, sessões cine-escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejo, shows musicais e atrações artísticas. Haverá ainda o 20ª Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e o Encontro da Educação: XVII Fórum da Rede Kino.
A programação conta com participação de docentes e discentes da UFOP. Confira:
- 26 de junho: 10h a 12h, no Centro de Artes e Convenções da UFOP - O professor e diretor do Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac), Frederick Magalhães, participa do debate com a temática: "Formação em Preservação Audiovisual no Brasil".
- 26 de junho: 19h30, na Praça Tiradentes - Os professores do Departamento de Música (Demus) Patrícia Cardoso e Anderson Daher participaram da abertura oficial do CineOP.
- 26 de junho: 22h, no Sesc Cine Lounge Show - A DJ ouro-pretana e estudante de Jornalismo da UFOP Viviane Barcellos participa do show musical.
- 27 de junho: 10h - O reitor da UFOP, Luciano Campos, participa da sessão de abertura oficial do 20º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XVIII Fórum da Rede Kino, com a temática: "Preservação e educação: a alma viva do cinema brasileiro".
-26 a 30 de junho: Mostra Contemporânea - Exibição da programação da TV UFOP e de curtas-metragens audiovisuais.
As sessões da TV UFOP englobam curtas-metragens realizados dentro de universidades ou instituições de ensino superior com formação em cinema e audiovisual. Elas abrangem 10 produções de diferentes estados do Brasil, que variam entre documentário, experimental e ficção.
O CineOP é organizado pela Universo Produção com apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em parceria com Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (Ifac) e a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex).