A 5ª edição do projeto Universidade Desce o Morro (UDM) aconteceu na Escola Municipal Professor Hélio Homem de Faria, no bairro Padre Faria, em Ouro Preto. O evento é decorrente do trabalho de integrantes da Associação de Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (ARROP) e das Repúblicas Federais de Ouro Preto (REFOP). Ao longo de vários dias, os alunos se reuniram no local para reformar, pintar, lixar e capinar, deixando o espaço mais agradável para trabalhadores, estudantes e comunidade.
Para a reitora Cláudia Aparecida Marliére de Lima, que participou do evento, é de extrema importância esse "estreitamento da relação. Mostrar que os estudantes não estão aqui apenas para fazer festa ou estudar, que têm um compromisso com a comunidade". A reitora participa do evento desde o ano passado e se diz "muito feliz em ver que existe uma moçada legal, comprometida e contribuindo para a melhora da escola e da comunidade". "Ver as crianças brincando, as famílias... é um ambiente muito bom, solidário, amigo e aberto. Estou muito feliz", completou.
A ideia de parceria surgiu depois da 4ª edição, que aconteceu na quadra perto da escola. A associação do bairro fez a interlocução entre os diretores do UDM e a diretora da escola, que acolheu prontamente o trabalho dos estudantes.
Karyne, diretora da escola, comentou sobre a colaboração: "a vinda da UDM só veio para engrandecer. Eles proporcionam para as crianças um ambiente diferente, ambiente mais agradável. Essa atividade engrandece o trabalho da gente [na escola]".
Foi preciso realizar vários programas solidários, vendinhas e parcerias com comércios da região, com o intuito de arrecadar fundos. O dinheiro recolhido foi utilizado para compra de materiais de construção e tintas, além de materiais para as oficinas oferecidas.
Quem visitou a escola teve acesso a brincadeiras, pintura facial, oficina de pipas, corte de cabelo, e pôde conhecer um pouco de alguns cursos da faculdade. Houve também distribuição de brindes, cachorro quente e pipoca.
O próximo UDM ainda não possui data, mas novos projetos estão saindo do papel para aumentar a integração entre universitários e comunidade.