Criado por Giulia Pereira em sex, 31/08/2018 - 08:11 | Editado por Lígia Souza há 6 anos.
De acordo com a ONU, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos (quarta, no Brasil). Por isso, a discussão no ambiente universitário se faz necessária e urgente.
Com essa finalidade, um grupo de servidores da UFOP (das equipes da PROEX, PRACE, ACI, EMED), integrantes do NAVIOP (Núcleo de Apoio à Vida de Ouro Preto) e outros atores sociais estão se organizando num coletivo sensível às questões de Saúde Mental e Emocional dentro da Universidade e nas cidades na qual ela se insere.
Um dos encaminhamentos do grupo é levantar ações institucionais relacionadas ao bem-estar e às emoções humanas para compor uma Agenda de Promoção à Saúde Mental e Emocional que possa ser apresentada nas situações necessárias.
Em sua primeira ação social, no dia 9 de setembro, o coletivo propõe um dia de Prevenção ao Suicídio e de Acolhimento na cidade de Ouro Preto.
Programação:
Manhã: Intervenção urbana e atividades do NAVIOP na Praça da Estação
15h - Filme "Divertida Mente" no Anexo do Museu da Inconfidência*
17h - Filme "Dor Invisível" no Anexo do Museu da Inconfidência*
18h - Filme "Cisne Negro" no Anexo do Museu da Inconfidência*
20h30 - Roda de conversa sobre os filmes exibidos com o professor Aisllan Assis, da Escola de Medicina/UFOP
*As exibições de cinema acontecerão no Anexo do Museu da Inconfidência, na praça Tiradentes. As atividades do Cine Vila Rica são gratuitas e ocorrem temporariamente no local. As senhas podem ser retiradas com 1h de antecedência a cada sessão. Serão disponibilizadas 100 senhas por sessão.
Setembro Amarelo - Iniciada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) em 2015, a campanha do Setembro Amarelo une pessoas e instituições do mundo todo, anualmente, para a divulgação de informações e promoção de ações sociais sobre o suicídio. Além disso, nesse período é comum ver a decoração e iluminação de monumentos, em locais públicos e privados, com a cor amarela. A campanha estimula a quebra do silêncio em torno do assunto, com a finalidade de diminuir as taxas de incidência e conscientizar a população de que o problema não é um sinal de fraqueza pessoal, mas, sim, uma questão de saúde pública.
A conscientização sobre a prevenção do suicídio é um processo constante. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, por dia, 32 brasileiros morrem por suicídio (um a cada 45 minutos) — taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. No mundo todo, um suicídio ocorre a cada 40 segundos. De acordo com a OMS, nove em cada dez casos poderiam ser evitados e a melhor forma de se prevenir o suicídio é o diálogo.
Desde julho deste ano, o número de telefone 188 está disponível, gratuitamente e com funcionamento 24 horas, para a escuta de pessoas que estejam passando por dificuldades e desejam conversar. Além do telefone, o CVV também disponibiliza um chat on-line. A iniciativa é uma parceria entre o CVV e o Ministério da Saúde.