Criado por Ivan Vilela em seg, 29/01/2018 - 09:39 | Editado por Patrícia Pereira há 6 anos.
O evento "A Rua Fala" teve início na quarta (24) com uma palestra que levantou o tema "Crimes de Periferia". Realizada no auditório da Escola de Nutrição (ENUT), no campus Morro do Cruzeiro, a discussão contou com a participação de Nayara Arcanjo Mendes, moradora do bairro Morro Santana, em Ouro Preto, e mediada por Gabriela Telésforo, estudante de Jornalismo da UFOP.
Nayara abordou a importância do movimento do rap em Ouro Preto e a sua inserção nele, que aconteceu após a morte de seu irmão de 20 anos. "O movimento do rap em Ouro Preto tenta falar um pouco mais sobre os espaços periféricos da cidade e a voz do povo que não possui tanta divulgação na mídia", explica.
Segundo ela, é de suma importância tratar desse assunto em um ambiente universitário para mostrar que as pessoas da periferia estão presentes e que não devem se calar perante as injustiças sofridas por eles, como por exemplo, discriminações e categorizações equivocadas, apenas por não residirem no centro da cidade.
A RUA FALA - A primeira edição do evento foi organizada pela turma de "Organizações de eventos", do curso de Turismo da UFOP, e teve uma programação que englobou palestras, debates, oficinas de grafite e show de encerramento.
Para Gabriela, uma das organizadoras do evento, a intenção da programação foi focar na questão do rap na sociedade de Ouro Preto e sua importância para as pessoas que moram nos bairros periféricos da cidade.
A programação se encerrou na sexta (26) com um show na Concha Acústica do campus Morro do Cruzeiro.