Ir para o conteúdo

Equipe da UFOP leva informações sobre segurança alimentar a estudantes de Ouro Preto

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Em 2023, a Organização das Nações Unidas (ONU) promove o Ano Internacional do Milheto, com debates sobre alimentação e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Seguindo essa temática, a equipe do Estudo da Segurança Alimentar e Nutricional na Pandemia (Esanp), da Escola de Nutrição (Enut) da UFOP, realizou uma palestra e conversa com alunos da Escola Estadual Dom Velloso na última quinta-feira (1º), no Cine Vila Rica.
 
Alunos do 7º ao 9º ano puderam conversar, tirar dúvidas e participar das dinâmicas propostas pela palestrante convidada, a nutricionista e doutoranda da UFOP Priscila Camargo.
 
Já a professora da Enut Adriana Meireles, que é uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisa e Ensino em Nutrição e Saúde Coletiva (GPENSC), falou sobre o retrocesso das políticas públicas de segurança alimentar no Brasil. Ela destaca que o Brasil voltou ao mapa da fome e que o tema não deve ficar só dentro das universidades. "É importante que a comunidade como um todo reconheça sua importância e ajude na discussão para ações mais concretas. Cada vez mais é importante que tenhamos essa integração, não só na área da nutrição, mas em todas as áreas que perpassam os direitos humanos. É fundamental o acesso à alimentação em quantidade e qualidade adequadas".
 
O Esanp, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Mariana e Ouro Preto e o Grupo de Pesquisa e Ensino em Nutrição e Saúde Coletiva (GPENSC), realiza uma avaliação ampla do perfil socioeconômico, da situação da segurança alimentar e nutricional, das condições de enfrentamento da pandemia, da disponibilidade de alimentos e do comportamento sedentário nos lares dos alunos da rede pública municipal de ensino.
 
Mariana Silva Araújo, professora do 9º ano, explica o propósito do evento: "Essa palestra tem o objetivo de iniciar o trabalho da mostra cultural, que é um projeto que a escola possui, e o tema central deste ano é o Ano Internacional do Milheto, e um dos subtemas é a segurança alimentar".
A discussão do tema, promovida pela ONU e realizada pelas escolas e outras instituições, oferece mais uma possibilidade de promover o conhecimento entre os estudantes e melhorar a alimentação de nosso país. No caso da UFOP, também é uma oportunidade de apresentar a Universidade para os alunos de Ouro Preto e região, abrindo caminhos para as possibilidades de estudo.
 
MILHETO - Em 2023, a ONU promove o Ano Internacional do Milheto. A decisão foi tomada na Assembleia Geral, em março de 2022. A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura vê a oportunidade de dar visibilidade ao grupo de culturas de "grande potencial" para fortalecer a nutrição global, segurança alimentar, empregos decentes e economias em meio a esforços pela ação climática.
 
O também chamado milho painço adiciona benefícios que, além da nutrição, envolvem o consumidor, o produtor e o clima. O cultivo pode ocorrer em zonas semiáridas, com menor consumo de água na irrigação. Por precisar de uma quantidade mínima de insumos e ser resistente às mudanças climáticas, a cultura do milheto é considerada uma solução ideal para os países aumentarem a autossuficiência e reduzirem a dependência de grãos importados. O grupo de cereais abarca até 12 subcategorias diferentes, incluindo o milho painço da Guiné e o sorgo, ou milheto grande.

 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais