Ir para o conteúdo

Estudantes da UFOP realizam curso de robótica em escola de João Monlevade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
A iniciativa é promovida pelo projeto de extensão Locobots, núcleo de robótica do Grupo de Modelagem, Identificação, Instrumentação e Controle (MI2C), formado por estudantes de todos os cursos do Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da UFOP e orientado pelo professor do Departamento de Engenharia Elétrica (Deelt) Rodrigo Augusto Ricco, com foco no ensino de robótica. A ação de extensão foi iniciada em 5 de abril e tem duração de 40 semanas.
 
As atividades do projeto são oferecidas para o ensino fundamental da Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (EMIP), do município de João Monlevade, visando à construção de projetos de robótica, vinculados a temas atuais, como a tecnologia. O objetivo é estreitar os laços entre a comunidade local e a UFOP, oferecendo aos alunos e professores envolvidos a oportunidade de aprimorar sua formação educacional.
 
Por meio de atividades lúdicas, também são abordados conceitos de lógica, programação, física e matemática, que são fatores relevantes para despertar o interesse nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação oferecidos no Icea.
 

24178_emip2.png

Divulgação
Alunos da EMIP na aula de robótica
Para Thiago, atual líder de projetos da Locobots e um dos membros responsáveis pelas aulas na EMIP, ministrar o curso de robótica para as crianças de uma instituição de ensino pública no município de João Monlevade tem sido de grande importância, não só para os alunos, mas também para os professores. Enquanto nas escolas particulares o ensino de robótica e programação já faz parte da grade, os alunos da mesma idade de instituições públicas sequer sabem da existência desse tipo de ensino. 
 
Dessa forma, "poder contribuir para a sociedade trabalhando com a educação a fim de trazer oportunidades semelhantes para todos é, de fato, muito relevante, pois, além de ampliar os horizontes dos jovens contemplados com o curso, também nos engrandece enquanto sociedade", afirma Thiago.
 
A aluna do 6° ano na EMIP Jenyfer Rayane conta que aprender sobre robótica está sendo uma ótima experiência. Segundo ela, "com poucas aulas foi possível aprender sobre software, hardware e criar joguinhos com scratch".
 
 
Mais detalhes sobre o núcleo Locobots no Instagram.
 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais