A 5ª edição do Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais, realizado em parceria com a Prefeitura de Paracatu, município do noroeste mineiro, continua até quinta-feira (2).
Coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFOP em parceria com o Departamento de Engenharia Urbana (Deurb), com a Cátedra da Unesco - UFOP: Águas, Mulheres e Desenvolvimento, e com a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG), o evento traz painéis de debates e minicursos, todos oferecidos de forma remota, e conta com a participação de professores e alunos da Universidade, além de representantes da sociedade.
O painel de abertura, realizado na última quarta (29), trouxe uma discussão sobre a importância de políticas públicas de urbanismo para as cidades históricas. Ontem (30), o evento apresentou um debate com enfoque no turismo e patrimônio cultural. Juntos, os vídeos tiveram mais de 1.400 visualizações.
O professor do Deurb Paulo Vieira conta que “o fórum tem como propósito contribuir com debates para formulação e fortalecimento de políticas públicas voltadas para um modelo mais sustentável das cidades históricas, através de debates, oficinas e da elaboração de uma carta manifesto sobre tudo o que foi debatido, além do levantamento da gestão das cidades através de dados do observatório de desenvolvimento", acrescentando que as discussões visam também orientar a população nesse ano de eleição municipal.
Hoje (1), o debate é sobre trabalho, emprego e renda. O evento segue até amanhã (2), com a sessão Cases de sucesso da cidade de Paracatu, com transmissão ao vivo pelo
YouTube. Confira a
programação.