skip to content

Fórum discute a gestão dos resíduos sólidos na região dos Inconfidentes

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Divulgação

Na região dos Inconfidentes é muito comum encontrar a presença de resíduos sólidos de mineração. Para tratar sobre a destinação desses resíduos, o Programa de Extensão Engenharia e Sustentabilidade realizou o 1º Fórum de Gestão Pública de Resíduos Sólidos, na última sexta (29). O evento teve como principais debates os resíduos do artesanato de pedra-sabão e quartzito, resíduos sólidos urbanos e a criação de projetos de integração entre os setores da prefeitura e da Universidade. 

"O maior desafio da gestão de resíduos sólidos é a falta de uma política pública. O município ainda não tem uma política de gestão de resíduos sólidos que seja eficiente e atenda à demanda da população, tanto urbana quanto rural. Mesmo que a gente tenha conhecimento e realize ações para a gestão, não temos o apoio político para tal", afirma o professor e organizador do Fórum, Máximo Martins.

O fórum também trouxe a discussão de formas de reciclagem para esses resíduos, como evitar a contaminação do meio ambiente e quais as formas de ajudar os moradores das regiões de descarte desses resíduos. Segundo o professor Máximo, a Universidade tem inúmeras ações de tratamento dos resíduos sólidos, por meio de projetos de extensão de educação ambiental. Porém, como não há ligação com a política pública municipal. Assim, trazer a discussão para a UFOP coloca o tema em pauta. 

O evento contou com a presença de representantes da Prefeitura de Ouro Preto e Mariana, da Associação de Catadores de Material Reciclável da Rancharia (ACMAR), da Associação de Artesãos de Cachoeira do Brumado, da Subsecretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e de professores e estudantes da UFOP. Trouxe mesa de debates e grupos de trabalhos, visando a construção de documentos diversos que contenham informações essenciais dos diversos projetos desenvolvidos pelo programa de extensão da UFOP, além de discussões sobre as diretrizes elaboradas pelos grupos. 

Ao final do fórum, surgiu a proposta de um termo de cooperação entre a Universidade Federal de Ouro Preto e a Subsecretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, uma vez que o descarte desses materiais ocorrem em áreas de moradia dessas minorias. 

Veja também

19 Janeiro 2016

Alunos de todos os cursos da UFOP em Mariana podem se candidatar a duas das vagas de voluntários, sendo um...

Leia mais

20 Janeiro 2016

As aulas de yoga do Centro Desportivo da UFOP (Cedufop) retornam na próxima terça (26), às 7h30. A participação é...

Leia mais

2 Fevereiro 2016

O debate será realizado nesta quarta-feira (03), às 17h30, no auditório do bloco de salas de aula. A discussão é...

Leia mais

12 Fevereiro 2016

A reunião acontece na próxima quarta (17), às 10h, no auditório da Escola de Nutrição, no Campus Morro do Cruzeiro,...

Leia mais