Ir para o conteúdo

Fotógrafa francesa realiza ensaio aberto com pessoas pretas e pardas na UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Arquivo Pessoal
Montagem com quatro retratos de pessoas em estúdio, ao lado de um mural sendo pintado por um homem de boné cinza diante de uma escada amarela, misturando fotografia e arte urbana
Celebrando a Temporada França-Brasil, a fotógrafa e artista visual francesa Hélène Jayet chega na UFOP com seu projeto "Cabeça Erguida".
 
Nesta quarta-feira (20), ela vai realizar um ensaio próximo ao Restaurante Universitário (RU) do Campus Morro do Cruzeiro, a partir das 11h. O ensaio na UFOP é aberto para todas as pessoas pretas e pardas da comunidade acadêmica. 
 
O objetivo é evidenciar a diversidade capilar de pessoas afrodescendentes por meio da captação de diversos retratos, explorando, assim, a relação entre negritude, orgulho e riqueza de variedade de tipos de cabelos.
 
Ao idealizar esse projeto fotográfico, em 2009, Hélène Jayet construiu uma performance que posiciona essas pessoas com os rostos erguidos, em uma ação de afirmação da própria presença e identidade, trazendo a figura da realeza para esses corpos.
 
"Cabeça Erguida" surge da reflexão sobre a vida e o processo de compreensão do próprio cabelo. Como Hélène destaca em sua biografia, "ela cresceu em uma família chamada 'arco-íris', sem herança capilar transmitida. Por muito tempo, pentear o cabelo foi para ela um aprendizado solitário e, às vezes, doloroso".
 
Ela ainda afirma que "para muitos afrodescendentes, o cabelo crespo ou cacheado se torna um território de experimentação, de luta, mas também de afirmação de identidade".
 
Essa é uma realização da Embaixada da França no Brasil, em uma proposta de diálogo entre culturas. Para conhecer mais do trabalho de Hélène Jayet, acesse o Instagram.

Veja também

16 Janeiro 2026

O Programa de Prevenção de Diabetes (PROVEN-DIA) seleciona 53 voluntários para participar de pesquisa voltada à promoção de hábitos saudáveis...

Leia mais

9 Dezembro 2025

Estudantes do ensino médio da Escola Estadual de Ouro Preto, da Escola Estadual Dom Silvério e da Escola Estadual Henrique...

Leia mais

9 Dezembro 2025

O ex-aluno do curso de Licenciatura em Matemática Alexandre Vasconcellos recebeu, em 1º de dezembro, o Título de Cidadão honorário...

Leia mais

25 Novembro 2025

O servidor TAE da UFOP Marcílio Luiz Bretas foi um dos 18 homenageados com a Medalha Aleijadinho. As medalhas foram...

Leia mais