Criado por Grazzy Maria em seg, 21/11/2022 - 15:33 | Editado por Lígia Souza há 2 anos.
O termo é uma parceria da Academia de Letras, Artes e Ciências Brasil (Alacib) com a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais (Sejusp) para inserção da Aldravia, forma de poesia minimalista, nas Unidades Prisionais e Associações de Proteção e Assistência a Condenados (Apacs).
O projeto "Laboratório de Linguagens Afetivas" (Lalia) tem como objetivo envolver a arte e a literatura do movimento de arte aldravista na realização de ações educativas, culturais e artísticas contínuas. A proposta é criar um espaço criativo e interativo para realização programada de oficinas, palestras e produção textual, para um encontro de diferentes linguagens, de literatura e de outras artes, como a pintura e a dramatização de poesias. As ações vão ocorrer por meio de treinamento remoto ou presencial dos servidores e colaboradores voluntários dos Indivíduos Privados de Liberdade (IPLs) das unidades prisionais e das Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) de Minas Gerais. As oficinas e palestras serão ministradas pelo professor emérito da UFOP José Benedito Donadon-Leal e pela ex-aluna da UFOP, a doutoranda Andreia Donadon.
O projeto será iniciado em março de 2023 e vai até 2025. Vai contar com palestras, oficinas, café literário, produção textual, ilustrações, concurso de aldravias, declamações e publicação de e-book.