Realizado em grupo para os sobreviventes da tentativa de suicídio, bem como para familiares e amigos de quem tentou ou tirou sua própria vida, o Grupo de Apoio aos Sobreviventes do Suicídio (Gass) visa a troca de experiências, o apoio emocional mútuo e proporciona um ambiente apropriado para a quebra do silêncio em torno do assunto do suicídio.
As reuniões ocorrem toda terceira segunda-feira do mês, às 19h, no Centro Educacional e Social da Família Ouro-Pretana (CESFO), na Praça Monsenhor Castilho Barbosa — Bairro Pilar, em Ouro Preto. Os encontros são confidenciais, sigilosos e gratuitos.
Além disso, o número de telefone gratuito 188, parceria entre o Centro de Valorização da Vida (CVV) e o Ministério da Saúde para a prevenção do suicídio, é outra alternativa dedicada a escutar pessoas que estejam passando por dificuldades. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.
Saiba mais.
CVV - O CVV é uma instituição que existe há 55 anos e atua com cerca de dois mil voluntários em 70 cidades do Brasil. De forma gratuita, o posto realiza atendimento visando ao apoio emocional e à prevenção do suicídio para todas as pessoas que queiram e precisam conversar. O atendimento ocorre sob total sigilo, pessoalmente, por telefone, e-mail, chat e voip, 24 horas por dia. Além do atendimento, a ONG Naviop pretende realizar atividades diversas de prevenção, mobilização e sensibilização da comunidade ouro-pretana em relação ao suicídio, à depressão e à ansiedade.