skip to content

Projeto Fios de Solidariedade inaugura banco de perucas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

ong_ok_ok.jpg

Helen Aquino
Participantes Ação Fios de Solidariedade
 
No sexto ano da ação permanente do Fios de Solidariedade, uma grande conquista: a inauguração do primeiro Banco de Perucas da Região dos Inconfidentes.

O evento, que aconteceu no final de maio na Escola de Minas, teve a participação de representantes das prefeituras de Ouro Preto e Mariana, ONGs, grupos, projetos e instituições das cidades e região, em uma força conjunta buscando envolver a comunidade em uma teia de solidariedade em prol de pacientes em tratamento de câncer. Com a temática "Seis anos de ação, irmandade e solidariedade", a campanha incluiu apresentações musicais, estandes de projetos de apoio, além de serviços, como a aplicação de maquiagem nas visitantes.

A organizadora do evento, Rosana Gonçalves das Dores, explica que o Fios de Solidariedade é uma ação vinculada ao projeto de extensão Mais Saúde e que, neste ano, novas parcerias ampliaram sua atuação. "Todos os anos arrecadamos cabelos, mas neste ano fechamos uma parceria com a ONG Fio de Luz e conseguimos que eles confeccionassem e doassem as próteses capilares que farão parte do banco de perucas, com as arrecadações de cabelos que estamos conseguindo e enviando a eles", completa. Serão doados de 20 a 30 perucas por mês. Essas doações serão mediadas pelo SIASS-Inconfidentes/UFOP, por meio do atendimento individualizado de profissionais da Psicologia e Serviço Social oferecido a pacientes em tratamento oncológico ou outros tratamentos que resultem na perda dos cabelos.

Dona Melita Martins Rezende estava no estande que explicava sobre o autoexame da mama e a importância da realização de exames médicos periódicos. Por já ter perdido uma irmã para a doença, ela se diz mais atenta com a própria saúde. Além de comparecer ao evento, colaborou ativamente e doou os cabelos das duas filhas, que se solidarizaram e decidiram cortar os fios longos, como ela orgulhosamente conta: "minhas filhas Viviane e Thamires souberam da ação e me pediram para trazer seus cabelos depois de decidir cortá-los. Nós três sabemos que quem passa por isso precisa elevar sua autoestima, mas faz bem até pra gente que ajuda".

fios_de_solidariedade_ok_red.jpg

Helen Aquino
Edna participou da inauguração do banco de perucas

Fundada em 2017, a ONG Fio de Luz está presente em 22 centros oncológicos espalhados por Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. "Quem faz a ONG acontecer são as pessoas que doam seus cabelos. Já imaginávamos o sucesso desse evento por sua importância e pela representação de ter uma universidade como parceira e, claro, tantos grupos colaboradores ajudando a dar continuidade a esse trabalho", comenta Edmilson Marques de Oliveira, fundador do Fios de Luz.

"Ações como essa são de muita importância para a Universidade. É onde ela alcança, de fato, o seu diálogo com a sociedade. É onde a gente tem a oportunidade de auxiliar pessoas que encontrariam mais dificuldades em, no caso, ter acesso a uma peruca. As universidades não estão preocupadas apenas com a formação dos seus estudantes, mas em atuar diretamente com as suas comunidades", avalia Marcos Eduardo Knupp, pró-reitor de Extensão da UFOP.

Edna Maria Moreira diz que não poderia perder um evento como esse. Há mais de 16 anos lutando contra e vencendo diferentes cânceres e, atualmente, saindo de um processo de quimioterapia, se declara um livro aberto, e enfatiza a importância de se falar sobre o assunto de forma leve e alegre, como uma celebração à vida: "Dou palestras, faço parte do Projeto Abraço, participo do grupo de apoio das famílias, mas a gente não fala só sobre a doença, a gente ri, faz yôga, ginástica, maquiagem, bordado… e muita gente, mesmo depois de curada, continua frequentando. Esses encontros, junto com iniciativas como essa, nos fazem muito bem".
 
 
 

Veja também

19 Janeiro 2016

Alunos de todos os cursos da UFOP em Mariana podem se candidatar a duas das vagas de voluntários, sendo um...

Leia mais

20 Janeiro 2016

As aulas de yoga do Centro Desportivo da UFOP (Cedufop) retornam na próxima terça (26), às 7h30. A participação é...

Leia mais

2 Fevereiro 2016

O debate será realizado nesta quarta-feira (03), às 17h30, no auditório do bloco de salas de aula. A discussão é...

Leia mais

12 Fevereiro 2016

A reunião acontece na próxima quarta (17), às 10h, no auditório da Escola de Nutrição, no Campus Morro do Cruzeiro,...

Leia mais