Ir para o conteúdo

Projeto Fitness Pró-Ginástica está com vagas abertas

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Livia Ferreira
As vagas são destinadas a mulheres entre 20 a 50 anos, sedentárias e com sobrepeso ou obesidade. As atividades acontecem no ginásio de ginástica da UFOP, com treinamento às segundas, quartas e sextas, às 17h30. 
 
O Fitness Pró-Ginástica é um projeto de extensão do curso de Educação Física e começou em 2010. Até 2012, o foco era em treinamento físico para idosos e hipertensos. Segundo a coordenadora do projeto, Lenice Becker, o grupo percebeu que havia uma demanda para além de idosos, e desde então são atendidas pessoas acima de 18 anos. 
 
Além de capacitar os alunos da graduação para ministrar várias modalidades de ginástica, o Fitness Pró-Ginástica tem o objetivo de oferecer aulas gratuitas para a população. Lenice conta que tem pessoas que participam das atividades do projeto há nove anos e a oportunidade de os estudantes terem uma troca com a comunidade é significativa para sua formação. A ação é importantíssima "para que a comunidade seja atendida dentro da UFOP e entenda que tem uma universidade na cidade e o que acontece dentro dela", afirma a coordenadora. 
 
Outra característica do programa é servir como base para pesquisas da Escola de Educação Física. Atualmente, há dois projetos de pesquisa em andamento. Um deles é sobre o efeito da suplementação com gaba associada ao exercício físico, realizado pelas alunas de mestrado Larissa Vitalina Pires e Aparecida Patrícia Guimarães. O segundo busca identificar o efeito do treinamento físico associado a pressão palmar no controle da pressão arterial de idosos e hipertensos. 
 
De acordo com Lenice, os participantes do Fitness Pró-Ginástica são convidados a colaborar com as pesquisas e assinam o termo de consentimento. Os indivíduos recebem acompanhamento adequado e todas as orientações necessárias. 
 
Para mais informações, acesse o Instagram do projeto. 
 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais