As vagas são destinadas a mulheres entre 20 a 50 anos, sedentárias e com sobrepeso ou obesidade. As atividades acontecem no ginásio de ginástica da UFOP, com treinamento às segundas, quartas e sextas, às 17h30.
O Fitness Pró-Ginástica é um projeto de extensão do curso de Educação Física e começou em 2010. Até 2012, o foco era em treinamento físico para idosos e hipertensos. Segundo a coordenadora do projeto, Lenice Becker, o grupo percebeu que havia uma demanda para além de idosos, e desde então são atendidas pessoas acima de 18 anos.
Além de capacitar os alunos da graduação para ministrar várias modalidades de ginástica, o Fitness Pró-Ginástica tem o objetivo de oferecer aulas gratuitas para a população. Lenice conta que tem pessoas que participam das atividades do projeto há nove anos e a oportunidade de os estudantes terem uma troca com a comunidade é significativa para sua formação. A ação é importantíssima "para que a comunidade seja atendida dentro da UFOP e entenda que tem uma universidade na cidade e o que acontece dentro dela", afirma a coordenadora.
Outra característica do programa é servir como base para pesquisas da Escola de Educação Física. Atualmente, há dois projetos de pesquisa em andamento. Um deles é sobre o efeito da suplementação com gaba associada ao exercício físico, realizado pelas alunas de mestrado Larissa Vitalina Pires e Aparecida Patrícia Guimarães. O segundo busca identificar o efeito do treinamento físico associado a pressão palmar no controle da pressão arterial de idosos e hipertensos.
De acordo com Lenice, os participantes do Fitness Pró-Ginástica são convidados a colaborar com as pesquisas e assinam o termo de consentimento. Os indivíduos recebem acompanhamento adequado e todas as orientações necessárias.
Para mais informações, acesse o
Instagram do projeto.