skip to content

UDM restaura campo do bairro Cabeças

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Letícia Conde
Com: 
Rafaela Queiroz

O projeto social Universidade Desce o Morro (UDM), que surgiu em meados de junho de 2014 com o intuito de criar projetos solidários e eventos que pudessem estimular a interação com a comunidade ouro-pretana, encontra-se em sua sexta edição. O local escolhido para restauração nesta edição foi a Quadra do SJ (Praça de Lazer Carlos Antônio Nolasco), localizada no bairro Cabeças, e terá inauguração no domingo (27), a partir das 10h.

A escolha dos locais para revitalização é feita sob demanda da população ouro-pretana, e a Associação das Repúblicas Federais de Ouro Preto (REFOP) e a Associação das Repúblicas Reunidas de Ouro Preto (ARROP), organizadoras do evento, decidem em qual local será realizada a próxima edição. Ao final da revitalização, é criado um evento, com participações de empresas juniores, atléticas e centros acadêmicos que promovem atividades voltadas para a população.

Segundo Pedro Henrique Pereira Andrade, participante da Comissão de Estrutura do UDM, a escolha é feita diante da necessidade e, no caso da quadra, o projeto ADL (Associação Desportos e Lazer), realizado com crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, na modalidade de futebol e futsal, foi um diferencial importante para a escolha do local. 

O UDM conta com a ajuda de diversos patrocinadores que contribuem com os gastos de materiais necessários para a revitalização das áreas escolhidas. O projeto realiza ainda ações pontuais, como a "vakinha" on-line, utilizada para ajudar a custear as ações, e a Tendinha Solidária, que consiste na venda de bolos e tortas feitas por republicanos, cujo lucro é utilizado também para cobrir eventuais gastos.

Quitéria Leite Gramigna, moradora próxima ao local, relata que o campinho estava precisando de uma revitalização devido à falta de capina e ao estrago de muros e paredes. Ressalta ainda que, mesmo utilizando o local apenas para transitar, a atitude vai ser muito vantajosa para a área e para o meio ambiente, que é utilizado por muita gente. 

A sexta edição do UDM terá em sua programação: 
- 10h: Yoga
- 11h: Aerodance
- 14h: Batalha de Rap
- 16h: Apresentação de Capoeira

Atividades que irão ocorrer durante o dia, das 10h às 17h:
- Corte de cabelo
- Pintura facial
- Adoção de animais
- Bazar
- Lojinha de artesanatos
- Dicas sobre nutrição
- Dinâmicas com crianças
- Exposições

Veja também

1 Julho 2020

A 5ª edição do Fórum Permanente de Sustentabilidade das Cidades Históricas de Minas Gerais, realizado em parceria com a Prefeitura...

Leia mais

26 Junho 2020

A sigla abrevia múltiplas expressões de sexualidades e de identidades de gênero e se destina a promover politicamente a representação...

Leia mais

23 Junho 2020

A campanha "Ajude hoje quem te amparou ontem", liderada pela Fundação Gorceix, conta com o apoio da Escola de Minas,...

Leia mais

19 Junho 2020

As repúblicas Nau Sem Rumo, Aquarius, Pulgatório e Ninho de Amor realizaram o projeto Paraná Solidária. O nome faz alusão...

Leia mais