Ir para o conteúdo

UFOP lança campanha contra violência de gênero na Universidade

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
NPG
A campanha "Não vai dar em nada? Vai dar sim!" será lançada na próxima segunda-feira (27). O objetivo é explicitar à comunidade acadêmica os canais corretos de denúncia contra a violência de gênero no âmbito da Universidade Federal de Ouro Preto.
 
Para o lançamento da campanha, a TV UFOP conversou com a coordenadora da Ouvidoria Feminina, professora Flávia Máximo, que comenta a importância da colaboração com a TV e como a ação pode fazer com que mais mulheres sintam-se à vontade para procurar os canais de denúncia e relatar casos de assédio. "A importância da campanha é o incentivo a que as mulheres realizem denúncias de episódios vivenciados na Universidade que possam configurar a violência de gênero".
 
Na entrevista, a coordenadora orienta sobre os procedimentos para efetuar as denúncias e o acolhimento de vítimas. Ela aborda ainda a importância do sigilo no processo e o papel da Ouvidoria na apuração dos casos. 
 
Flávia também explica que a Ouvidoria impactou a realidade da Instituição. "Por muito tempo vigorou na Universidade uma cultura da impunidade do corporativismo machista e do patriarcado, em que as mulheres tinham medo de denunciar, não só por retaliações do ofensor, mas também com medo de serem desqualificadas no seu relato, então, com a Ouvidoria Feminina atuante desde 2019, essa realidade na UFOP mudou".
 
Os principais canais de denúncia na UFOP são a Ouvidoria Geral e a Ouvidoria Feminina. A Instituição foi a primeira universidade federal a apresentar uma resolução específica para casos de violência contra a mulher. O trabalho da Ouvidoria Feminina foi recentemente reconhecido pela Comissão Permanente de Equidade de Gênero da Universidade Federal Fluminense (UFF), em um evento da instituição. A Ouvidoria Feminina da UFOP é responsável por receber as denúncias, analisar, orientar, encaminhar às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração, responder ao manifestante e concluir a manifestação. 
 
O coordenador de conteúdo da TV UFOP, Du Sarto, salienta a relevância de realizar campanhas com temáticas voltadas à comunidade acadêmica da Universidade. "A campanha vem ao encontro das urgências da Universidade e da necessidade de discussão sobre temas que já deveriam ter sido abordados e resolvidos há muito tempo, e este é o momento da gente trazer cada vez mais discussões como esta pra dentro da Universidade, dentro da comunicação, nas salas de aula, fora delas, nos departamentos, com todos os integrantes da Universidade".
 
As denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo portal Fala.BR, pelas redes sociais Facebook e Instagram, pelo e-mail ouv.femininaufop.sico@ufop.edu.br, pelo telefone 31 98866-7678 e também pelo aplicativo "Segurança da Mulher", disponível para celulares com o sistema operacional Android.
 
A Ouvidoria também disponibiliza uma cartilha com orientações gerais.
 
Confira o vídeo da campanha e a entrevista com a ouvidora Flávia Máximo:
 
 
 
 
 
Acompanhe os canais da TV UFOP:
 

 

Veja também

23 Fevereiro 2024

A Ouvidoria Feminina vai receber a Medalha Mérito Educacional, concedida pela Câmara Municipal de Ouro Preto, em solenidade a ser...

Leia mais

21 Fevereiro 2024

Nesta semana, os restaurantes do Icsa e Campus Morro do Cruzeiro funcionam normalmente até sexta-feira (23). O ICHS interrompe as...

Leia mais

16 Fevereiro 2024

O Museu da Farmácia da UFOP apoia a "Campanha de Doação - Produtos de Higiene Pessoal", em parceria com a...

Leia mais

2 Fevereiro 2024

A entrevista com o professor Raoni Rocha Simões, que atua nos Departamentos de Engenharia de Produção, Administração e Economia, foi...

Leia mais