O Laboratório de Química Tecnológica e Ambiental (LQTA), vinculado ao Departamento de Química da UFOP, vai produzir mais de 2,5 mil litros de álcool antisséptico. A produção teve início na última terça-feira (19). O álcool fabricado vai ser encaminhado para a administração da UFOP realizar a distribuição e o abastecimento das unidades acadêmicas.
A iniciativa chega em um período de atividades presenciais e, por isso, o álcool distribuído nas dependências da UFOP é fundamental para a higienização das mãos e, consequentemente, para a contenção da Covid-19.
PRODUÇÃO - O álcool glicerinado é uma alternativa ao álcool em gel convencional, que não poderia ser produzido na Universidade por conta da escassez de um dos insumos necessários: o carbopol. De acordo com um dos coordenadores do Laboratório e que acompanha a produção, o professor Sérgio Francisco Aquino, doutor em Engenharia Química, uma vantagem do uso desse tipo de antisséptico é que "a glicerina diminui o ressecamento das mãos causada pelo álcool puro enquanto mantém o mesmo poder desinfetante do álcool 70".
A produção consiste em diluir o etanol 96% até torná-lo 70% — teor mais indicado para a desinfecção — e ir adicionando a glicerina, que mantém a pele hidratada, e o peróxido de hidrogênio, que garante a durabilidade do produto final. Os insumos e equipamentos necessários para a produção foram todos garantidos pela Universidade, como as bombonas de 200 litros de etanol 96%, o peróxido de hidrogênio, a glicerina bidestilada, o vaso reator onde a mistura ocorre e até mesmo os galões de cinco litros para armazenar a produção.
IMPACTOS DA PRODUÇÃO - As vantagens e reflexos positivos da produção de álcool glicerinado na Instituição vão além da redução nos custos. Segundo Sérgio, "estamos no laboratório do curso de Química Industrial e, durante o curso, nossos alunos estudam o processo de fabricação de diversas substâncias, dentre elas o álcool. Por isso, fizemos questão de propor essa atividade como forma de dar prática aos alunos envolvidos na produção, além de suprir uma necessidade da UFOP."
No início de 2020, UFOP produziu mais de 3 mil litros de álcool glicerinado após receber uma doação de etanol líquido de uma indústria de açúcar e álcool da região. Na ocasião, o antisséptico produzido foi destinado às unidades acadêmicas da Universidade, à Escola-Farmácia, ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) e ao Centro de Saúde.