Criado por Nathália Fiuza em qua, 28/09/2016 - 10:06 | Editado por Nathália Fiuza há 8 anos.
Cerca de 20 pessoas participaram do workshop que tratou sobre os sinais e os diversos tipos de ansiedade, além das alternativas saudáveis para lidar com o problema. O evento faz parte do projeto "Fique bem - Gestão emocional" e aconteceu na última terça (27), no auditório do Centro de Saúde, ministrado pela psicóloga Patrícia Ribeiro.
A psicóloga explica que a partir do momento que a ansiedade passa a atrapalhar o convívio social, o sujeito deve procurar ajuda especializada para iniciar um acompanhamento. Ela acrescenta ainda, que os tipos mais comuns de ansiedade são os ataques de pânico, as fobias e o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), que consiste em um quadro no qual o paciente sente-se ameaçado em todos os lugares e situações. "As pessoas geralmente confundem uma situação de estresse agudo, causado por exemplo por acúmulo de tarefas, com um transtorno de ansiedade e busca estratégias não saudáveis para aliviar a tensão, como o uso de bebidas alcoólicas. O acompanhamento com um profissional é capaz de solucionar ambos os problemas, o importante é procurar ajuda" alerta.
O estudante de Engenharia de Automação, Bruno Ferreira, conta que se interessou em participar do workshop não só pela curiosidade, mas também porque é uma pessoa ansiosa e sentiu a necessidade de entender mais sobre assunto, tirar dúvidas e conhecer alternativas para viver de forma mais tranquila e saudável. Ele destaca também a importância desses eventos na Universidade: "os alunos sofrem muitas cobranças, seja da família ou na república e ainda tem a pressão dos estudos, por isso acho fundamental que todos tenham a oportunidade de participar de uma palestra como essa", comenta.
O workshop, que já era realizado por meio do Subsistema integrado de atenção à saúde do servidor (SIASS), teve nesta edição o apoio da Proex e foi aberto a professores, alunos, técnicos e também a comunidade externa.