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Conap debate sobre as condições socioeconômicas de pós-graduandos

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Fernanda Marques

Integrando a programação do 39º Conselho Nacional de Associações de Pós-graduandos (Conap), a mesa de debates “Assistência estudantil e a pós-graduação” abordou os direitos dos pós-graduandos, como o acesso à assistência estudantil de moradia e à alimentação, ressaltando a importância da contribuição da Universidade com o desempenho e desenvolvimento do aluno pesquisador.

A mesa contou com a participação do pró-reitor especial de Assuntos Comunitários e Estudantis da UFOP, Rafael Magdalena; do vice-presidente da Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) e doutorando do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Cristiano Junta; e da diretora de Ciência e Tecnologia da ANPG e mestranda em Educação na UFPE, Hercília Melo.

Cristiano Junta apresentou o perfil dos pós-graduandos da UFRGS e traçou as condições socioeconômicas enfrentadas pelos alunos, discutindo aspectos como moradia universitária e as condições de vida. Além disso, o doutorando mostrou um gráfico sobre os indícios de depressão entre os pós-graduandos e as influências da dificuldade em se manter estudante nessa condição. O doutorando esclareceu também que, de acordo com o Geocapes e PNPG 2011-2020, no Brasil, são 203.717 pós-graduandos no mestrado e doutorado acadêmico e mestrado profissional.

Hercília Melo discutiu sobre a relevância da sistematização de uma cartilha de direitos dos pós-graduandos. “É importante que tracemos condições que a Universidade ainda não inclui ao pós-graduando”, declarou a mestranda. Melo afirmou ainda que a Universidade Federal de Pernambuco lançou um projeto de lei nos cursos de extensão, que dão condições aos pós-graduandos disputarem bolsas de auxílio alimentação e moradia.

O Conap também se reúne amanhã na Universidade Federal de Ouro Preto, no Bloco de Salas de Aula. O encontro traz como tema “A pesquisa no país e os direitos dos pós-graduandos”, procura alterar o estatuto da ANPG e construir um documento de direitos dos pós-graduandos.
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