Criado por Administrator em sab, 23/11/2013 - 14:56
Ana Elisa Siqueira
A mesa de debates "Desenvolvimento Científico e Soberania Nacional: A atividade do pós-graduando e sua importância para a ciência do País", que integra a programação do 39° Conselho Nacional de Associações de Pós-graduandos (Conap), foi apresentada pela deputada federal Margarida Salomão; a ex-presidente da Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG), Elisangela Lizardo; o ex-diretor da ANPG, Joelson Souza.
A deputada Margarida Salomão é autora da PEC 290/2013 que altera e adiciona dispositivos na Constituição Federal para atualizar o tratamento das atividades de ciência, tecnologia e inovação. Ela destacou o processo de expansão da ciência nos últimos 15 anos no Brasil, porém, afirmou que 80% dos pós-graduados permanecem nas universidades, como docentes.
Margarida acredita que é preciso investir em uma "ciência mestiça", que seja multidisciplinar e interdisciplinar, proporcionando uma interação com o mercado de trabalho e com áreas de produção. Ela ressalta que "o setor industrial prefere comprar inovação tecnológica estrangeira do que desenvolver em nosso país. É preciso inovar neste país.". Para isso deve-se trabalhar, primeiramente, a parceria com o setor privado, "não tem como desenvolver ciência e tecnologia sem dinheiro".
Elisangela Lizardo também defende a produção científica aplicada, uma tecnologia voltada para o mercado. "É importante que o Brasil conquiste sua independência tecnológica", afirma. Os convidados enfatizaram, ainda, o período de valorização e investimentos que o país está passando, mas criticaram a desvalorização dos pós-graduandos. Para Joelson Souza, faltam políticas afirmativas que incentivem à pesquisa: "1% do PIB para investimentos para a pós-graduação é muito pouco".
O Conap continua as discussões na tarde deste sábado e também se reúne amanhã na no Bloco de Salas de Aula da UFOP. O encontro traz como tema “A pesquisa no país e os direitos dos pós-graduandos”, o mote é alterar o estatuto da ANPG e construir um documento de direitos dos pós-graduandos.
Confira a programação e mais informações.