Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Concerto "Músicos de Minas" com a Orquestra Experimental em Ouro Preto e Belo Horizonte

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

A Orquestra Experimental UFOP/Ouro Preto apresenta o concerto "Músicos de Minas" em Belo Horizonte e Ouro Preto. No repertório, obras de Elgar, Vivaldi, Gnattali e Mendelsshon. Os concertos acontecem na sexta-feira, 02 de novembro, na Fundação de Educação Artística (Belo Horizonte), às 18h, e no sábado, 03 de novembro, na Igreja Nossa Senhora da Conceição (Ouro Preto), às 20h30. Ambos têm entrada franca.

 

O objetivo principal dessas apresentações é mostrar o trabalho de músicos de orquestra que atuam como solistas. Os convidados para os solos são Alexandre Braga (flauta), Valdir Claudino (contrabaixo) e Yllen Almeida (violino), todos radicados em Minas, que se apresentam sob a regência do maestro Sílvio Viegas.

Os concertos da Orquestra Experimental UFOP/Ouro Preto são patrocinados pelas empresas ArcelorMittal e Novelis, por meio dos recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

A Orquestra Experimental UFOP/Ouro Preto foi criada em maio de 2000 pelo compositor e bandoneonista argentino Rufo Herrera e Ronaldo Toffolo, ambos professores da Universidade Federal de Ouro Preto. A Orquestra, como citado anteriormente, é base operacional de um núcleo de atividades formativas extracurriculares, onde jovens estudantes de música, de nível avançado, e músicos profissionais põem em prática seus conhecimentos adquiridos.

 

Tem como propostas o desenvolvimento de repertório diversificado em gênero e épocas, e a oferta à comunidade local, universitária e itinerante, de uma programação permanente de concertos. A Orquestra é um núcleo de criação e difusão de repertório contemporâneo, bem como de divulgação da música de "compositores da escola mineira", com ênfase naqueles que atuaram em Vila Rica e Mariana, nos séculos XVIII e XIX.

 

Durante a sua trajetória, tem realizado concertos em Ouro Preto, Mariana, Belo Horizonte, Juiz de Fora, São João del Rei, Ipatinga, Itabira, Angra dos Reis, Rio de Janeiro, São Paulo, Piracicaba (SP) e São Luís do Maranhão. Como formadora de público, a Orquestra oferece ainda, além de seus periódicos concertos nas salas, teatros e igrejas da sede do município onde atua, uma agenda mensal de concertos de música de câmara, com participação de seus músicos ou de grupos conexos à Orquestra. De modo especial abriu, a partir de 2007, uma programação destinada aos bairros e distritos do Município de Ouro Preto.

 

Seu coordenador artístico é o maestro Rodrigo Toffolo e o regente titular o maestro Sílvio Viegas. Realizou concertos também com regentes convidados, tais como os maestros Arnon Sávio Reis de Oliveira (MG), Ernani Aguiar (RJ) e Júlio Moretzsohn (RJ). Tem como patrocinadoras as empresas ArcelorMittal e Novelis do Brasil. Mais informações sobre a Orquestra pelo site www.orquestraouropreto.com.br.

 

Serviço:

 

Concerto "Músicos de Minas"

Em Belo Horizonte

Local: Fundação de Educação Artística

Data: sexta-feira, 02 de novembro

Horário: 18h

Entrada franca

Em Ouro Preto

Local: Igreja Nossa Senhora da Conceição

Data: sábado, 03 de novembro

Horário: 20h30

Entrada franca

 

Mais informações pelo site:

www.orquestraouropreto.com.br

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.