Criado por Administrator em qua, 03/07/2013 - 17:52
Júlia Mara Cunha
O Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebeu, do dia 28 de junho a 1º de julho, a 10ª Conferência Internacional sobre Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Cerca de 150 pessoas participaram do evento, que contou com a presença de pesquisadores e profissionais da área de saúde e de educação de 51 países.
A Conferência ocorreu pela primeira vez na América Latina e foi promovida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a UFOP. Segundo a organizadora, professora Lívia de Castro Magalhães, o evento possibilitou a divulgação de informações sobre o TDC, discutir causas, formas de identificar e tratar os pacientes. “O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação é uma doença comum, mas pouco falada no Brasil”, ressaltou.
A aluna de doutorado Joseane Medina explicou que o evento contribuiu para auxiliar no desenvolvimento da sua pesquisa, com a compreensão dos dados que analisa. Outra participante é a brasileira Priscila Caçola, que atualmente mora nos Estados Unidos. Ela disse que o congresso auxilia na melhoria de seu trabalho nas escolas americanas. Priscila atende crianças e também desenvolve pesquisas sobre TDC.