Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Confira a programação ComCine desta semana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O Comitê de Cinema da UFOP (ComCine), a Pró-Reitoria de Extensão da UFOP (ProEx), o Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC/UFOP) e o Cine-Teatro Vila Rica apresentam a programação do Cineclube ComCine deste segundo semestre de 2008. Todas as sessões são gratuitas, com filmes da Programadora Brasil – Central de Acesso ao Cinema Brasileiro.

Nesta sexta-feira, 19 de setembro, às 23 horas, no Cine-Teatro Vila Rica, será apresentado o curta metragem: CINE-SAMBA II

Os curtas-metragens reunidos neste programa resgatam apaixonadamente a memória de personagens essenciais na história do samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. "Jorjão" nos leva para o meio da bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. "Batuque da Cozinha" traz a visão intimista de estrelas da velha guarda da Portela, enquanto que "Nelson Sargento" mostra o retrato carinhoso de um sambista que define a música como uma filosofia de vida. O programa fecha com o docu-drama Geraldo Filme que focaliza um sambista referência para entender a história da música de origem negra em São Paulo.

Tempo total: 111 minutos

JORJÃO
De Paulo Tiefenthaler
(RJ, 2005, doc, cor, 18 minutos)

Um perfil do diretor de bateria de escolas de samba, Mestre Jorjão. Ele fala da sua relação com os ritmistas, da sua criatividade na hora de criar as famosas "paradinhas", da polêmica que causou ao introduzir uma batida funk na bateria da Unidos da Viradouro e de como começou na bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. O filme traz fortes imagens da bateria da Mocidade evoluindo no desfile de carnaval na Avenida Marquês de Sapucaí sob comando do mestre e o depoimento da sua esposa que esperou vinte anos para se casar com ele.


BATUQUE NA COZINHA
De Anna Azevedo
(RJ, 2004, doc, cor, 19 minutos)

O filme apresenta as "tias" Eunice, Doca e Surica – Pastoras da Velha Guarda da Portela, conhecidas e respeitadas no mundo do samba por comandar tradicionais rodas de fundo de quintal, eventos que remontam ao século 19, quando baianas da Praça XI, como Tia Ciata, abriam seus quintais para batucadas, umbigadas, capoeira e samba. "O samba nasceu e cresceu no quintal dessas tias", afirma Tia Eunice.


NELSON SARGENTO
De Estevão Ciavatta
(RJ, 1997, doc, cor, 22 minutos)

Retrato biográfico do sambista Nelson Sargento durante uma visita ao Morro da Mangueira, no Rio de Janeiro. Participação especial de Paulinho da Viola, Carlos Cachaça, Sérgio Cabral, Mocinha, Preto Rico e Cacá Diegues.


GERALDO FILME
De Carlos Cortez
(SP, 1998, doc, cor, 52 minutos)

Um mergulho no universo do samba e na cultura negra paulista através da obra do compositor Geraldo Filme. Depoimentos de Demônios da Garoa, Escola de Samba Vai-Vai, Germano Matias, Itamar Assumpção, Maria Esther de Pirapora, Plínio Marcos, Toniquinho Batuqueiro, entre outros. Música de Geraldo Filme com arranjo e interpretação de Itamar Assumpção.


INSTITUIÇÕES DO SAMBA
Por Lúcio Flávio

"O samba é hoje uma espécie de cartão postal brasileiro, com todos os bens e males que isso possa significar", anuncia, em dado momento, o personagem de Leonardo Medeiros, em Geraldo Filme, uma das quatro produções deste programa. E os pequenos achados dos filmes aqui reunidos confirmam a afirmação, através de abordagens e estilos diferentes que resgatam personagens que são verdadeiras instituições do samba brasileiro. 


Vencedor do festival "É Tudo Verdade", Geraldo Filme (de Carlos Cortez) traça a história do samba na capital paulista por meio da trajetória de um de seus mais importantes compositores. Autor de mais de 200 canções, Geraldo era um eterno frustrado com a admiração do pai pelo carnaval carioca. Foi a partir daí que o aplicado e intuitivo menino chamou atenção do patriarca para suas raízes. O filme destaca-se pelo engenhoso roteiro que mistura ficção e documentário, e reúne depoimentos de nomes emblemáticos como Osvaldinho da Cuíca, Germano Mathias, Toniquinho Batuqueiro, Fernando Faro, dos integrantes do grupo Demônios da Garoa e do dramaturgo Plínio Marcos. Raras imagens de arquivos, relatos preciosos e músicas contagiantes servem de farol à narrativa, mostrando, com um certo ar de nostalgia, como as rodas de tiririca (a capoeira paulista), promovidas por engraxates, foram pouco a pouco vencendo as barreiras da repressão e do preconceito, conquistando espaço na cultura paulista, dando voz a negritude brasileira. Um dos momentos mais bonitos do média-metragem traz o cantor Itamar Assumpção interpretando um dos sambas do mestre. 


Em Nelson Sargento, de Estevão Ciavatta, o espectador é convidado a conhecer um pouco da história de um dos compositores mais emblemáticos do samba carioca e, de tabela, de uma das mais tradicionais escolas de samba brasileira, da qual o artista é uma espécie de baluarte: a Estação Primeira de Mangueira. Realizado quando Nelson tinha 72 anos, o documentário traz o compositor de clássicos como As quatro estações e Agoniza mas não morre, como cicerone de seus próprios "passos" pelas ruas e vielas do morro da Mangueira. "Foi nessa sede que comecei minha vida de compositor", diz o poeta, que teve como parceiros grandes ilustres como Carlos Cachaça e o grande mestre Cartola. 


Já os curtas-metragens Jorjão, de Paulo Tiefenthaler, e Batuque da Cozinha, de Anna Azevedo, trazem à luz personagens distantes das esferas midiáticas, mas também de igual importância e contribuição significativa para o samba. O primeiro, valorizando a figura do revolucionário mestre de bateria das principais escolas de samba do Rio – entre elas a Viradouro e Mocidade –, o segundo, na radiografia preciosa de cozinheiras da Velha Guarda da Portela, tão boas de batuques e quitutes. "Estou fazendo a comida sabendo que tudo vai para o samba. Samba e comida têm tudo a ver", ensina uma delas.


Na próxima semana: sex 26/09 – Curtas-metragens: Violência Urbana

-> A parceria com o Museu da Inconfidência foi cancelada, portanto os filmes que estavam agendados para as quintas-feiras serão exibidos no próximo mês.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.