Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Confira a programação da IV Rodada Tecnológica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Em 13 de novembro, no Hotel Intercontinetal (Al. Santos, 1123 – São Paulo - SP ), das 8h às 18h, acontecerá a IV Rodada Tecnológica Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Produtos Cosméticos.

Programação:

08h - 08h30 Welcome Cofee e Credenciamento

08h30 - 09h Abertura
ABIHPEC – João Carlos Basilio da Silva
Presidente Ministério da Ciência e Tecnologia – nome a confirmar

Parte I - Apresentação de painéis

09h – 09h40 Desenvolvimento de Sistemas Emulsionados Complexos a partir de Óleos Vegetais Fixos e Essenciais – Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – Prof. Dr. Orlando David Henrique dos Santos

Nossas pesquisas têm por objetivo desenvolver nanoemulsões e emulsões com cristais utilizando-se o método de inversão de fases da emulsão. As formulações são basicamente constituídas de óleos fixos e essenciais provindos de plantas da flora brasileira com potencial econômico.

09h40 – 10h20 Desenvolvimento de Produtos Cosméticos com Ativos Vegetais da Biodiversidade Brasileira: Amazônia e Cerrado – Universidade de Cuiabá (UNIC) – Prof. Dr. Marcio Ferrari

Serão apresentados projetos concluídos e em andamento que versam sobre o desenvolvimento e avaliação de produtos cosméticos desenvolvidos com ativos vegetais do cerrado mato-grossense e da floresta amazônica, destacando os resultados, recursos e financiamentos, parcerias, além da apresentação de novas perspectivas de pesquisas.

10h20 – 11h Potencial Químico e Farmacológico de Óleos Essenciais de Plantas Aromáticas da Amazônia – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) – Carlos Cleomir de Souza Pinheiro

As plantas aromáticas possuem compostos aromáticos, a maioria dos quais são componentes dos óleos essenciais. São matérias-primas para obtenção dos óleos essenciais ou extratos utilizados principalmente nas indústrias de fragrâncias e estes têm sido utilizados na medicina tradicional, produtos farmacêuticos, fitoterápicos e outros usos (ex. inseticida). No presente trabalho, iremos mostrar o potencial da biodiversidade amazônica na realização de pesquisas científicas aplicadas com espécies vegetais aromáticas para várias atividades químicas e farmacológicas de interesse.

11h – 11h20 Coffee Break

11h20 – 12h10 Nanocosméticos & Absorção Percutânea – Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Profa. Dra. Jocélia Jansen

A nanotecnologia é considerada por muitos cientistas como a etapa lógica da ciência capaz de integrar engenharia com biologia, química e física. A indústria cosmética incorporou esta tecnologia com sucesso há duas décadas. Sistemas nanométricos possuem uma grande área superficial; tornando-os extremamente satisfatórios para aplicações na pele. Produtos cosméticos contendo nanosuspensões, nanopartículas, lipossomas ou nanoemulsões modificam o fluxo de passagem de seus ativos através da pele. O foco desta apresentação será como a nanotecnologia pode se tornar uma aliada no desempenho de produtos cosméticos.

12h10 – 13h A Pesquisa de Métodos Alternativos ao Uso de Animais no INCQS/FIOCRUZ – Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) – Dr. Octavio Augusto França Presgrave

A busca por métodos alternativos ao uso de animais tem sido intensa nos últimos anos. Atualmente, o INCQS vem trabalhando em diversos ensaios alternativos ao uso de animais, abrangendo tanto a substituição como o refinamento e a redução. Essas alternativas se concentram, principalmente, na área do controle da qualidade de produtos cosméticos e de limpeza, no que tange aos ensaios de irritação ocular, cutânea, das mucosas oral, vaginal e peniana e sensibilização.

13h – 14h Almoço

14h – 14h40 Potencial Químico e Biológico de Óleos Essenciais de Plantas Aromáticas de Pernambuco – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) – Prof. Dr. Claudio Augusto Gomes da Camara

Embora os óleos essenciais possam ser encontrados em várias plantas pertencentes a dezenas de famílias distribuídas nos diferentes biomas do Brasil, o número de espécies que são exploradas comercialmente para a produção de óleo com potencialidade de uso nas indústrias de perfumaria, cosmética, alimentícia, agrícola e farmacêutica são bem reduzidas. Neste trabalho, mostraremos a adversidade química e o potencial biológico na realização de pesquisas científicas com plantas aromáticas da biodiversidade pernambucana.

14h40 – 15h20 Pesquisas em Cosméticos – Universidade de São Paulo (USP - Campus Ribeirão Preto) – Prof. Dr. Pedro Alves da Rocha Filho

Serão apresentados alguns resultados de pesquisas referentes à obtenção de produtos cosméticos contendo cristais líquidos e empregando, como fase oleosa, óleos da biodiversidade brasileira. Também serão apresentados resultados sobre nanoemulsões contendo o mesmo tipo de fase oleosa citado, assim como sua caracterização.

15h20 – 16h Laboratório de Desenvolvimento – LADEG: Contribuição para o desenvolvimento da Cosmética – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Profa. Dra. Elisabete Pereira dos Santos

Nesta palestra serão apresentados os trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Laboratório de Desenvolvimento Galênico da Faculdade de Farmácia da UFRJ, na área da cosmetologia. Estas pesquisas foram desenvolvidas com o objetivo de buscar inovações, preparações com maior eficácia, e mais seguras ao uso.

16h – 18h Parte II – Café com rodade Tecnológica

Rodadas de Negociação:
Os pesquisadores estarão atendendo os participantes para discutir sobre as pesquisas desenvolvidas pelas universidades, as necessidades e os projetos das empresas e, eventualmente, buscando nas parcerias maior potencial para o desenvolvimento de soluções tecnológicas aplicáveis às empresas do setor.

A Rodada Tecnológica propicia um atendimento privativo oferecendo inúmeras oportunidades, tais como: facilitar contatos pessoais; agendamento de visitas das empresas aos laboratórios de pesquisa dos centros e universidades; bem como a visita dos pesquisadores às empresas; e, até mesmo, propostas para geração de negócios e parcerias.

Financiamento a projetos de pesquisa: equipes de técnicos da ABIHPEC, da FAPESP e da FINEP estarão atendendo as empresas interessadas em conhecer as linhas disponíveis para financiamento de pesquisas, além de esclarecer dúvidas sobre estruturação de projetos de inovação tecnológica.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.