Ir para o conteúdo

Confira os destaques do Festival de Inverno 2011

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Diogo Nogueira apresenta clássicos do samba em Mariana

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2011 recebe este ano uma das revelações de 2008, pelo Prêmio Multishow de Música Brasileira, o sambista Diogo Nogueira. Nos últimos anos, ele lota teatros, levando o ritmo para platéias cada vez mais numerosas em todo o país. Além de Diogo, o Festival conta o músico Renato Teixeira, defensor aberto da música de raiz.

Filho do sambista João Nogueira, Diogo Nogueira foi embalado desde cedo pelo ritmo que é a cara do Brasil. Em 2007, gravou seus primeiros CD e DVD, com clássicos do samba e músicas inéditas. Em 2009, o cantor lançou o segundo CD, Tô fazendo a minha parte, em que apresenta músicas de sua autoria e de compositores como Chico Buarque, Ivan Lins, Arlindo Cruz, entre outros. Já em 2010, gravou o segundo DVD de sua discografia, Sou eu, no Rio de Janeiro. Diogo Nogueira se apresenta em Mariana no dia 15 de julho.

J
á Renato Teixeira se apresenta no dia 20, também em Mariana. Compositor e cantor, Renato é autor de canções como “Romaria”, “Tocando em frente” e “Um violeiro toca” (em parceria com o cantor Almir Sater), além do sucesso “Amanheceu”. Recentemente, Renato Teixeira compôs a música “Rapaz caipira”, a fim de fazer renascer a expressão “música caipira”. Em 2010, gravou o CD com o cantor Sérgio Reis, Amizade sincera.

Hermeto Pascoal oferece workshop e show

Escalado pela sonoridade refinada e contemporaneidade de suas composições, o alagoano Hermeto Pascoal chega ao Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2011 não só para apresentar espetáculo musical, mas também para oferecer um workshop de suas habilidades como instrumentista.

A improvisação de sons e instrumentos e a percepção da musicalidade da aura, presente nas pessoas e objetos, são algumas das inspirações do instrumentista Hermeto Pascoal. O talento múltiplo deste senhor de 75 anos vem desde sua infância no interior de Alagoas, onde conseguia tirar som de tudo o que via. Hermeto toca inúmeros instrumentos, como acordeão, flauta, piano, saxofone e sintetizador, além de outros objetos que ajudam a compor suas músicas, entre eles bacias d’água, apitos, garrafas, brinquedos de plástico e até mesmo animais.

O workshop Som e Instrumentação, oferecido pela curadoria de Música, está marcado para o dia 14 de julho, às 15h, no Departamento de Música, no campus Morro do Cruzeiro da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Para participar é preciso se inscrever. Já a apresentação acontece no dia 15 de julho, em show aberto na Praça da UFOP.

Casa da Ópera recebe show do músico Celso Adolfo

No dia 15 de julho, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2011 apresenta o músico Celso Adolfo, às 19h, na Casa da Ópera, em Ouro Preto. O show reúne músicas do CD “Estrada Real de Vila Rica”. Os ingressos são gratuitos, mas os interessados devem pegar senhas diretmente na Casa da Ópera.

Em parceria com Angelo Oswaldo (poeta, jornalista e atual prefeito de Ouro Preto), Álvaro Apocalypse, Iuri Popoff, Juarez Moreira e Leo Minax, convidados para a apresentação de nove das 18 composições, Celso Adolfo embala a população com canções inéditas inspiradas na história do ouro e do diamante mineiros dos séculos 18 e 19, época em que Portugal tinha no Brasil a sua mais rica colônia.

Cada canção passa por alguma coisa que caracteriza aqueles tempos de ambição, riqueza, medo, traição e infortúnios. O Caminho velho e o Caminho novo motivaram duas canções. O Santuário do Caraça, as tropas e os tropeiros, a estalagem, a afirmação da naturalidade mineira, a folia, a topografia, o ânimo religioso e tantas outras circunstâncias poéticas e históricas inspiraram cada composição do CD.

G
rupo carioca apresenta espetáculo infantil no Festival

No dia 15 de julho, às 19h, o Centro de Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) recebe o grupo teatral Diadokai para a apresentação de Pedro e o Lobo, espetáculo de teatro-dança onde um artista narra a história da iniciação da criança no mundo dos adultos, encarnando todos os seus vários personagens.

A
transformação do artista no palco acontece diante dos olhos dos espectadores, através de mudanças no figurino e do uso do corpo e da voz. A coreografia utiliza uma gestualidade simples e de fácil compreensão, baseada em técnicas do Teatro Indiano.

Produtos do Festival estão à venda no Espaço Lounge

Camisas do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2011 já estão à venda na loja da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) aberta no Espaço Lounge. Em variados tamanhos, as peças podem ser adquiridas nas cores branca, preta e azul. Além das camisas, a loja conta com almofadas e bolsas com a marca do evento.

Outra novidade do Espaço é o projeto Arte em Ouro Preto, que busca divulgar os artistas mineiros com pinturas, xilogravuras, desenhos e aquerelas.

O Espaço Lounge foi criado para possibilitar o acesso às informações relativas ao Festival e conta com computadores para as pessoas consultarem a programação e realizarem inscrição nas oficinas. Fica no Centro Acadêmico da Escola de Minas (Caem), na Praça Tiradentes, Centro de Ouro Preto. Contatos pelo telefone (31) 3559-3119 ou pelo e-mail centralinfofestival@gmail.com.

Mais informações no
site do Festival.