Conheça o novo curso de graduação presencial da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O SiSU 2023/1 traz uma novidade: o bacharelado presencial em Administração Pública, que visa à formação de profissionais para atuar nos diversos níveis e setores de gestão do Estado, bem como em organizações de interesse social e empresas com relações com os governos, como as concessionárias e cessionárias de serviços públicos. O curso se apresenta como oportunidade para melhorar a formação de servidores públicos nos diferentes poderes (executivo, legislativo e judiciário) e níveis de governo (municipal, estadual/distrital, federal), assim como para colaborar com a formação daqueles que desejam atuar profissionalmente na área pública e em organizações sociais, entre outras possibilidades de atuação na grande área que atualmente se entende como Campo de Públicas.

O curso passa a ser oferecido na UFOP a partir do 1º semestre letivo de 2023, de forma presencial, no turno vespertino, ministrado no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto. O objetivo é suprir a demanda por capacitação de agentes e servidores públicos em nível superior no município e região. A UFOP já oferta outro curso de Administração Pública, na modalidade a distância, por meio do Centro de Educação a Distância (Cead), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e diversos municípios. O novo curso será ofertado presencialmente no campus Morro do Cruzeiro, aproveitando a expertise dos professores do Departamento de Gestão Pública e contextualizando a formação para as demandas regionais e as necessidades atuais do Estado e da sociedade.

O curso é voltado para distintos públicos:

- egressos do ensino médio, oriundos especialmente de Ouro Preto e municípios vizinhos, independentemente de já possuírem formação ou atuação profissional;

- servidores públicos já atuantes em organizações dos diferentes poderes e níveis de governo, autarquias, empresas públicas, entre outras;

- interessados na carreira pública e em atividades no campo de públicas, tais como gestão de políticas públicas e gestão social.

Com entradas anuais regulares, currículo atualizado e oportunidades de engajamento com os órgãos locais e com a própria Universidade, o curso de Administração Pública presencial representa, portanto, uma oportunidade para quem se interessa por uma carreira no setor e pela vivência acadêmica proporcionada por Ouro Preto e pelo campus Morro do Cruzeiro.

FORMAÇÃO - O curso presencial visa ampliar a oferta e realização de atividades práticas na área de atuação, bem como de atividades de extensão e pesquisa, possibilitando maior conhecimento prático e o desenvolvimento de pesquisas no campo de públicas, com foco tanto no Estado e governos quanto na sociedade. Outra característica importante a ser ressaltada é que o curso tem 40% de sua carga de disciplinas ofertada a distância, o que proporciona maior comodidade e flexibilidade para os estudantes, principalmente aqueles que trabalham.

O curso conta com uma série de disciplinas obrigatórias que permitirão aos estudantes conhecer sobre questões básicas de formação social, de administração, de economia e de política, além de questões específicas sobre a estrutura e funcionamento do Estado e governos, contemplando tópicos como orçamento, finanças e contabilidade pública, licitações e contratações, gestão social e políticas públicas, gestão de serviços públicos, de pessoas e ambiental, governança digital, etc. Além disso, a oferta de disciplinas eletivas possibilita maior flexibilidade para que os estudantes direcionem sua formação, permitindo a escolha das áreas que mais lhes interessam, como a gestão municipal, o planejamento governamental, o marketing no setor público, a política brasileira, etc.

SISU - O curso terá início no primeiro semestre letivo de 2023 e pode ser escolhido pelos candidatos que se inscreverem para a seleção do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) deste ano, que terá as inscrições realizadas de 16 a 24 de fevereiro de 2023. Para mais informações sobre a seleção, consulte a página do SiSU.

Todas as informações do processo seletivo SiSU/UFOP estão disponíveis na página do Vestibular/UFOP.

Para conhecer mais sobre o curso de Administração Pública na modalidade presencial, o projeto pedagógico e a matriz curricular, consulte o site do curso.

Consulte também a página do curso no portal Escolha UFOP.

Para esclarecimento de dúvidas, encaminhe mensagem para a coordenação do curso: coladmpub.cead@ufop.edu.br