Ir para o conteúdo

Cooperação Brasil-Alemanha incentiva intercâmbio científico para desenvolvimento sustentável

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Daniella Andrade

O Programa NoPa (Novas Parcerias) promove incentivo ao intercâmbio científico entre grupos de pesquisadores brasileiros e alemães e a mobilidade acadêmica entre os dois países. Até o dia 17 de abril, universidades e interessados podem entregar propostas conjuntas de projetos nas áreas temáticas sobre Proteção e Uso Sustentável das Florestas Tropicais e Energias Renováveis e Eficiência Energética. 

O NoPa é uma iniciativa da Cooperação Brasil-Alemanha que implica uma metodologia de ponta na promoção de parcerias para a inovação no desenvolvimento sustentável. O programa conta com o financiamento da Deutscher Akademischer Austauschdienst (Daad), organização alemã no campo de intercâmbio acadêmico, e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Objetivo é selecionar projetos dentro dos grupos temáticos voltados a trabalhos docentes e estudos de graduação, doutorado e pós-doutorado-sanduíche. A ideia é garantir projetos inovadores e relevantes que contribuem com metas de proteção climática. Serão financiados, ao todo, 4 projetos conjuntos de pesquisa, com diversos benefícios de acordo com o número de trabalhos a ser realizados durante o período da pesquisa. 

As inscrições podem ser realizadas pelo Daad por meio do link. Na Capes, as inscrições poderão ser feitas por meio do edital do Programa de Cooperação Internacional (PGCI). As propostas de projetos conjuntos de pesquisa deverão ser apresentadas pelo link de inscrição até 23h59 (horário oficial de Brasília) do dia 17 de abril.