Ir para o conteúdo

Coordenadores do Uniafro participam do Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Mariana Borba

A sexta edição do “Latinidades – Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha” está sendo realizada em Brasília desde o dia 19 de julho, e as atividades vão até o próximo domingo, 27. Os coordenadores do Curso de Especialização Uniafro: Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola da UFOP, prof. Clézio Roberto Gonçalves e profª Kassandra da Silva Muniz, ambos do Departamento de Letras (Delet), participam do evento. 

Criado em 2008, o Festival tem como objetivo dar visibilidade ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e abrir espaço para debates e iniciativas do estado e da sociedade civil para promoção da igualdade racial e oposição ao racismo e ao sexismo. A programação desenvolve atividades de música, dança, teatro, literatura, economia criativa, dentre outros meios de diálogo com o poder público, além dos movimentos sociais, universidades, coletivos e outros grupos que representam a causa negra. 

O curso Uniafro tem como objetivo abordar as políticas públicas traçadas para o enfrentamento do racismo, que inclui o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar. A participação dos coordenadores no Festival Latinidades aumenta a discussão do fortalecimento da imagem das mulheres negras como detentoras de saberes essenciais para a construção da sociedade civil, um dos principais objetivos dessa edição.