Criado por Administrator em ter, 30/06/2009 - 12:23
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estão recebendo inscrições de projetos de parcerias entre instituições de ensino superior e pesquisas brasileiras e alemãs dentro de seus programas conjuntos Unibral e Probral. Os parceiros brasileiros têm até 28 de agosto para entregar as candidaturas à Capes, enquanto os alemães devem fazê-lo até 30 de julho, devido às férias letivas de verão na Alemanha.
O Unibral destina-se a parcerias entre cursos de graduação, viabilizando o intercâmbio de estudantes e docentes. O programa objetiva incentivar a mobilidade acadêmica, a aproximação de estruturas curriculares e o reconhecimento mútuo de créditos, além da implementação de estudos integrados de graduação e o aprendizado da língua do país parceiro, com aproximação entre as respectivas culturas. Atualmente, existem 26 projetos em andamento.
O Probral, por sua vez, fomenta projetos bilaterais (teuto-brasileiros) de pesquisa, que incluem o intercâmbio de doutorandos, docentes e pesquisadores de ambos os países, por um período de dois a quatro anos. O programa visa o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores, a produção científica conjunta, a troca de informações e a aplicação conjunta dos resultados da pesquisa. No momento, 71 cooperações beneficiam-se deste programa DAAD-Capes.
Tanto Unibral quanto Probral são programas institucionais e não aceitam projetos e candidaturas individuais para intercâmbio. As regras das novas variantes Unibral II e Probral II, que irão viabilizar o duplo diploma e o duplo doutorado, serão divulgadas em breve nos sites do DAAD e da Capes.
Mais informações pelo: http://rio.daad.de/shared/inter_institucional.htm
Fonte: DAAD