Criado por Administrator em qua, 09/07/2008 - 13:28

O cortejo, que tinha o objetivo de chamar as pessoas para o início das atividades artísticas e culturais do Festival, saiu do Adro da Igreja de São Francisco de Assis com o grupo de maracatu Moçambo Rico. Passando pela Praça Tiradentes, estavam os palhaços Ludy Kalu e Jorge que se apresentaram e seguiram com todos para o Largo do Cinema. Lá, o grupo de música e teatro itinerante, Mambembe, se juntou ao cortejo com uma apresentação de música.
O cortejo seguiu pela Ponte dos Contos, onde Cíntia Birocchi se apresentou com malabares de fitas. No Largo da Alegria, o grupo A Rede, de Hip Hop, fazia improvisações de dança, e todos seguiram para a Arena do Horto Botânico, onde foi feita uma ciranda e deu-se aberta as atividades culturais do Festival de Inverno 2008.
Em seguida, no Teatro Ouro Preto, no Centro de Convenções, ocorreu a solenidade que marcou oficialmente o início do Festival de Inverno. Estavam presentes à mesa o reitor João Luiz Martins, o prefeito de Ouro Preto, Ângelo Oswaldo, a professora e presidente da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), Ana Pacheco, o secretário de Turismo de Mariana, Marcílio Queiroz, representando o prefeito da cidade, Celso Cota, o Coordenador geral do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, Rodrigo Meira Martoni, dentre representantes das instituições patrocinadoras.
Durante a solenidade foi apresentado um vídeo da TV UFOP que retratou com diversos depoimentos a história dos Festivais de Inverno de Ouro Preto, além de apresentar o tema escolhido para este ano, “Talentos e Mitos do Brasil”, e o homenageado Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. O Coordenador do Festival, Rodrigo Martoni, em seu discurso, disse que o Festival de Inverno possui a função nobre de legitimar o patrimônio material e imaterial da região. O reitor João Luiz Martins marcou a sua fala quando pediu uma salva de palmas a todas às pessoas envolvidas na organização do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.
Comentado por José Marcos
Local: Cine-Teatro Vila Rica
Local: Anexo do Museu da Inconfidência
Local: Museu Alphonsus de Guima-raens - Mariana
Realização: Secretaria de Turismo e Cultura - Prefeitura de Mariana
Local: Anexo do Museu da Inconfidência
Local: Concha Acústica da UFOP - Campus Universitário
Local: Bar do Festival - Centro de Convenções
22h - Dj Beedoo
23h - Afro Roots – MPB
23h - Geraldo Geraes – MPB e Pop Rock
23h - Zé Roberto e Paulo Cota – Choro, MPB e Bossa
Jequitilavras – Forró pé de serra
23h
Koxambra – Pop
23h
Confira também a TV UFOP hoje nos locais dos eventos, no site do Festival e na TV UniBh, no Jornal TV Inconfidentes.
Foto: Eduardo Trópia