Ir para o conteúdo

Cresce a procura pelo curso de especialização em Gestão Escolar da UFOP

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Carol Antunes

Com o intuito de qualificar os gestores das escolas públicas da educação básica, desde 2012, o Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) da UFOP oferece cursos na modalidade a distância, de formação continuada ou pós-graduada a esses profissionais. O curso é ofertado dentro das ações do Programa Nacional Escola de Gestores, articulado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC).

Quase três anos depois, já existem 527 gestores/especialistas em Gestão Escolar formados. A supervisora da Escola de Gestores do Cead, Lídia Martins, conta que o curso busca favorecer melhorias e incentivar inovações na prática cotidiana da gestão escolar. "É importante no sentido de contribuir para a ampliação das capacidades de análise e resolução de problemas", avalia.

Com duração de um ano e meio, a proposta pedagógica do curso é baseada na relação teoria e prática, que expressa uma concepção de formação humana e de gestão educacional dentro dos marcos da democracia e da cidadania. Nesse sentido, as atividades propostas têm estreita vinculação com a realidade escolar dos cursistas. Segundo a supervisora, os alunos, após formados, ressaltam que o curso contribui para repensarem suas práticas, a partir das reflexões e discussões realizadas durante as disciplinas e em outros momentos de formação. "Outro aspecto ressaltado refere-se ao projeto de intervenção que os alunos implementam ao longo do curso nas escolas em que atuam. Ao realizarem a intervenção com o coletivo da escola, e tendo como foco o Projeto Político-Pedagógico, os gestores ampliam e fortalecem as práticas colegiadas e os princípios da gestão democrática", destaca.

Segunda turma
Nos dias 27 e 28 de março e 16 de maio deste ano, formaram-se 300 gestores da segunda turma do curso. Nesta edição, participaram mais de 100 municípios de diversas regiões do Estado de Minas Gerais, representados por diretores, vice-diretores e profissionais da educação de escolas municipais e estaduais. A terceira turma já teve início em março deste ano, com 446 matriculados.


Coordenador Geral do Programa Escola de Gestores, professor Breynner R. Oliveira, e alunos do curso de especialização - Foto: Cead/Divulgação