Ir para o conteúdo

Cresce prática de skate no Campus Morro do Cruzeiro

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ana Amélia Maciel
 
No último domingo, 21, foi celebrado o Dia Mundial do Skate. Muito mais que uma prancha de madeira sobre rodas, o skate congrega um meio de transporte, um esporte e também toda uma cultura musical, vocabular e de vestuário; sendo considerado também como uma filosofia de vida.

Trata-se de um movimento que cresce no campus do Morro do Cruzeiro, por ter uma área mais plana, já que outros locais das cidades de Ouro Preto e Mariana, além de apresentarem geografia e a arquitetura histórica inadequadas, não contam com áreas específicas que permitem aos adeptos a este estilo de vida de colocá-lo totalmente em prática.

Segundo os membros da Associação de Skatistas de Ouro Preto (ASKOP), Thiago Cândido e Guilherme Leonel, o campus Morro do Cruzeiro da Universidade Federal de Ouro Preto é uma das únicas áreas apropriadas para se andar de skate devido ao terreno cimentado e com um relevo menos acidentado. Além disso o campus é um espaço público e que possui locais ociosos ou sub-aproveitados.

CAMPUS ABERTO - A ASKOP conseguiu um espaço no evento Campus Aberto desde a primeira edição. Foi montada uma mini pista com obstáculos feitos de madeira reaproveitada do setor de marcenaria da UFOP e uma escolhinha de skate. Esta oportunidade de inserção foi importante para mostrar que essa prática tem muito a contribuir com a relação entre instituição e comunidade local.
 
02134_skate_8862590727299440484.jpg
  Prática de skate no Campus Aberto - Foto: Carol Vieira
 
A área destinada à ASKOP no evento foi uma das mais movimentadas, tendo até fila para a escolinha de skate. Na pista, foram organizadas competições de Best Truck (Melhor Manobra) com sete competidores em cada categoria: Iniciante/Mirim e Amador. O vencedor da categoria Iniciante, Angelo Queiroz, 14 anos, saiu de Ouro Branco para andar de skate no Campus Aberto. Houve premiação às competições doada pela loja online Crash Skate Shop que deu todo apoio à presença dos skatistas no evento sem nenhuma contrapartida.

PARCERIA - Devido ao sucesso do espaço da associação na última edição do Campus Aberto e pela mediação do professor do curso de Arquitetura e um dos coordenadores do evento, Maurício Leonard, a ASKOP conseguiu uma parceria de com o Centro Desportivo da UFOP (Cedufop) para realizar a escolinha de skate regularmente em conjunto com alunos do curso de Educação Física.

Tanto o evento quanto a escolinha visam quebrar os muros entre a cidade e a sociedade e entre esta e a comunidade acadêmica. Pois a noção de pertencimento à cidade e de ocupação/utilização do espaço público estão defasadas na comunidade ouro-pretana e marianense.