Criado por Administrator em qua, 21/08/2013 - 12:01

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) completa 44 anos nesta quarta-feira, 21 de agosto. Incorporada, inicialmente, pela junção da Escola de Farmácia e a Escola de Minas, a UFOP foi instituída como Fundação de Direito Público no ano de 1969. Ao longo dos anos, a Universidade cresceu e ampliou seu espaço físico, ganhando novos cursos, professores e colaboradores.
O reitor Marcone Jamilson de Freitas Souza garante que a UFOP está preparada para evoluir cada vez mais e novas parcerias estão sendo estudadas. Exemplo disso é o convênio com a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo para a implantação do Centro de Estudos Ambientais (CEA). A parceria prevê a instalação de cinco laboratórios de tecnologia e inovação nas áreas de Química de Solo, Análise de Qualidade de Água, Energias Renováveis, Monitoramento e Previsão Hidrometeorológica, Computação Ambiental (Modelagem de Processos Ambientais).
Entre as novas parcerias, destaca-se também o convênio com a Santa Casa de Ouro Preto para a criação de leitos no hospital, que funcionará como espaço para a prática profissional dos alunos. Além disso, já foram aprovados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão novos cursos de pós-graduação lato sensu e de mestrado - em Artes Cênicas e Química e o de doutorado em Ciência da Computação, todos em Ouro Preto.
A UFOP oferece 42 cursos de graduação, sendo 38 presenciais e quatro à distância. Quanto à pós-graduação, são ofertados 22 cursos de mestrado, nove opções de doutorado e três especializações à distância. No total, são 15.573 alunos nas mais diversas áreas, 795 técnico-administrativos e 792 professores, entre efetivos e substitutos.
Para comemorar a data, será realizada uma sessão solene no dia 17 de outubro, às 19h, no Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções da UFOP. Nessa cerimônia, será entregue o título de “Servidor Técnico Administrativo Emérito da Universidade Federal de Ouro Preto”.
Incentivos estudantis Em relação aos desafios de gerir uma universidade como a UFOP, Marcone afirma que todos estão empenhados em valorizar e aprimorar a qualidade do ensino, assegurando a formação de profissionais reflexivos, críticos e competitivos. Nesse sentido, merecem destaque as bolsas de assistência estudantil oferecidas pela instituição. ‘’Temos a bolsa de alimentação, o transporte e a permanência. O importante é que a UFOP alcance as pessoas de mais baixa renda com esses benefícios, dando a elas condição de estudar’’, ressalta.
Além das bolsas de auxílio, os alunos têm a possibilidade de participar de projetos de extensão e iniciação científica com entidades que a UFOP se convenia, como organizações de pesquisa nas áreas de ciência e tecnologia.
Uma das formas de ampliar os horizontes proporcionados pela Universidade se dá pela consolidação de iniciativas de intercâmbio acadêmico nacional e internacional. A UFOP oferece o programa de Mobilidade Acadêmica, que possibilita o vínculo temporário do aluno com outra instituição federal de ensino por um prazo de até três semestres letivos. Há também a oportunidade do programa Ciências sem Fronteiras, que pode oferecer experiências enriquecedoras que agregam valor na formação acadêmica.
Ingresso
Desde o primeiro semestre de 2011, a UFOP aderiu o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como etapa única em seu vestibular. A Universidade sempre realizava o vestibular descentralizado, pelo menos em 11 cidades na região Sudeste. A adesão facilitou o ingresso à Universidade, todos podem tentar ingressar na instituição da própria cidade em que mora.
Clique aqui e conheça a História da UFOP
Foto 2 - Campus João Monlevade - (Crédito: Íris Zanetti)
Foto 3 - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (Crédito: Lídia Ferreira)