Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Criado Centro de Estudos Avançados do Quadrilátero Ferrífero e Projeto Quadrilátero Ferrífero 2050

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Em 29 de maio, aconteceu no Auditório Carlos Walter Marinho Campos, do Departamento de Geologia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a solenidade de lançamento e inauguração do Centro de Estudos Avançados do Quadrilátero Ferrífero (CEAQFe) e do Projeto Quadrilátero Ferrífero 2050. O evento teve apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), do Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico, da Fapemig, da Fundação Gorceix, das empresas Vale e Coffey Mining, e da Revista Brasil Mineral.

Participaram da mesa oficial de abertura e dos debates o reitor da UFOP, João Luiz Martins, o subsecretário de Ensino Superior, Octávio Elísio, o presidente da Fapemig, Mário Neto Borges, o subsecretário de Desenvolvimento Minerometalúrgico e Política Energética da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Paulo Sérgio Machado, o diretor da Escola de Minas, Prof. José Geraldo Arantes, o superintendente regional da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Professor Marco Antônio Fonseca, o diretor global de mineração da Vale, Marconi Vianna e o presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), Waldir Salvador.

O objetivo do CEAQFe apontado na solenidade é ser um núcleo de referência para o planejamento da atividade mineira e do uso e ocupação do solo, além de produzir e disseminar conhecimento em prol da sociedade. A sua inauguração ocorre dentro das comemorações do Dia do Geólogo, celebrado em 30 de maio, dos 50 anos da Campanha de Formação de Geólogos, e dos 25 anos do curso de pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da UFOP.

O Projeto Quadrilátero Ferrífero 2050 utiliza a tecnologia para mapear a região que envolve 29 municípios mineiros. A organização dos trabalhos desenvolvidos conta com uma sala de computadores de alto desempenho para exporem todo o material geológico estudado.

O chefe de departamento de geologia da Escola de Minas, Issamu Endo, apresentou os fundamentos, objetivos e desafios do CEAQFe e do Projeto Quadrilátero Ferrífero 2050, além de um vídeo em três dimensões com a cartografia do Quadrilátero. O Professor ressaltou que o centro de pesquisas científicas e de inovação irá atualizar o mapa geológico e torná-lo acessível a todos pela internet.

Octávio Elísio, subsecretário de Ensino Superior, reforça a importância do Projeto e da cidade em que ele está sendo desenvolvido: “Tinha que ser em Ouro Preto, onde os ciclos começam e recomeçam”, diz ele, ao referir-se ao ciclo do ouro e ao estudo da mineração iniciada pela Escola de Minas.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.