Criado por Administrator em ter, 02/06/2009 - 10:09
Em 29 de maio, aconteceu no Auditório Carlos Walter Marinho Campos, do Departamento de Geologia da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), a solenidade de lançamento e inauguração do Centro de Estudos Avançados do Quadrilátero Ferrífero (CEAQFe) e do Projeto Quadrilátero Ferrífero 2050. O evento teve apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), do Pólo de Excelência Mineral e Metalúrgico, da Fapemig, da Fundação Gorceix, das empresas Vale e Coffey Mining, e da Revista Brasil Mineral.
Participaram da mesa oficial de abertura e dos debates o reitor da UFOP, João Luiz Martins, o subsecretário de Ensino Superior, Octávio Elísio, o presidente da Fapemig, Mário Neto Borges, o subsecretário de Desenvolvimento Minerometalúrgico e Política Energética da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Paulo Sérgio Machado, o diretor da Escola de Minas, Prof. José Geraldo Arantes, o superintendente regional da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), Professor Marco Antônio Fonseca, o diretor global de mineração da Vale, Marconi Vianna e o presidente da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais (AMIG), Waldir Salvador.
O objetivo do CEAQFe apontado na solenidade é ser um núcleo de referência para o planejamento da atividade mineira e do uso e ocupação do solo, além de produzir e disseminar conhecimento em prol da sociedade. A sua inauguração ocorre dentro das comemorações do Dia do Geólogo, celebrado em 30 de maio, dos 50 anos da Campanha de Formação de Geólogos, e dos 25 anos do curso de pós-graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais da UFOP.
O Projeto Quadrilátero Ferrífero 2050 utiliza a tecnologia para mapear a região que envolve 29 municípios mineiros. A organização dos trabalhos desenvolvidos conta com uma sala de computadores de alto desempenho para exporem todo o material geológico estudado.
O chefe de departamento de geologia da Escola de Minas, Issamu Endo, apresentou os fundamentos, objetivos e desafios do CEAQFe e do Projeto Quadrilátero Ferrífero 2050, além de um vídeo em três dimensões com a cartografia do Quadrilátero. O Professor ressaltou que o centro de pesquisas científicas e de inovação irá atualizar o mapa geológico e torná-lo acessível a todos pela internet.
Octávio Elísio, subsecretário de Ensino Superior, reforça a importância do Projeto e da cidade em que ele está sendo desenvolvido: “Tinha que ser em Ouro Preto, onde os ciclos começam e recomeçam”, diz ele, ao referir-se ao ciclo do ouro e ao estudo da mineração iniciada pela Escola de Minas.