Criado por Administrator em ter, 10/06/2014 - 11:29
Fernanda Mafia
As metodologias e ferramentas pedagógicas inovadoras do curso de aperfeiçoamento Educação Ambiental Escolas Sustentáveis e Com-Vida, do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), foram apresentadas no Simpósio Políticas Públicas de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Universidade de São Paulo (USP). A frente da apresentação esteve a coordenadora do curso, professora Dulce Maria Pereira.
O curso é voltado para os professores da rede pública e, em uma estratégia rede, está presente em escolas em municípios nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo. Na ocasião, a professora Dulce apresentou os resultados obtidos nesses diferentes territórios, desenvolvidos e aplicados pelo Processo Formativo em Educação Ambiental. Os módulos oferecidos no curso tem o objetivo de capacitar os profissionais da educação básica para desenvolverem a educação ambiental nas escolas em que atuam.
O simpósio foi realizado em maio deste ano. O projeto foi apresentado com o título "Projetos e Processos Construtivos de Espaço Educador Sustentável", em que estudantes de graduação, bolsistas do Programa Agenda 21, do Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia (DEPRO), e professores do curso Escolas Sustentáveis foram co-autores em todas as etapas do trabalho.