Criado por Administrator em qui, 16/10/2014 - 17:13
Tamara Pinho
O curso de Engenharia de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto conseguiu nota 5 em avaliação feita pelo Ministério da Educação. Segundo o pesquisador institucional, João Daniel, essa é uma conquista histórica. “O curso de Engenharia de Minas é antigo e nunca passou por essa avaliação e já, na primeira, conseguiu a nota máxima. Isso mostra que a Universidade tem potencial, não só na Engenharia de Minas, mas nos outros cursos também."
A nota é obtida depois de uma avaliação in loco e são consideradas três dimensões do curso: a organização didático-pedagógica, o corpo docente e as instalações físicas e acadêmicas. Após essa visita, a nota do curso é gerada pelo Emec, um sistema on-line que calcula as notas de acordo com o formulário gerado na avaliação.
O presidente do colegiado de Engenharia de Minas, Carlos Alberto Pereira, diz que o resultado da avaliação é fruto de um trabalho árduo desenvolvido ao longos dos anos pelos profissionais do curso. "Atualmente, 33,3% dos professores do curso são bolsistas pesquisadores do CNPq e contribuem, anualmente, com um grande número de publicações científicas para a área. O número de alunos que participa de projetos de iniciação científica, extensão e ensino aumentou significativamente na última década." O professor informa que o apoio de empresas e instituições também foi fundamental para o desenvolvimento de pesquisas e para o incentivo da participação dos discentes em eventos científicos.