Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Curso de Engenharia Metalúrgica recebe qualificação máxima do Guia do Estudante

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

O curso de Engenharia Metalúrgica da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) acaba de receber, pela primeira vez, 5 estrelas na classificação do Guia do Estudante da Editora Abril. Nos dois anos anteriores, o curso obteve conceito 4. Durante o processo de qualificação, foram entrevistados o coordenador do curso, Ricardo Pinheiro, representantes do colegiado, professores e alunos da Instituição sobre aspectos que caracterizam o curso, como qualidade dos professores, dos laboratórios e equipamentos didáticos. Após a realização das entrevistas, foi feita uma análise comparativa com os demais cursos de Engenharia Metalúrgica do país. Esta análise foi um dos pontos importantes para a obtenção desse conceito para o curso da UFOP. “Essa qualificação proporciona uma visibilidade muito maior do que temos hoje para o estudante de ensino médio, porque ele tem acesso direto ao Guia do Estudante quando vai fazer a escolha da sua profissão. E quanto melhor a qualificação do curso, maior será a procura pelos estudantes na escolha pelo vestibular”, revela o coordenador do curso, Ricardo Pinheiro. 

A tendência é o nível do curso aumentar com uma exigência maior em relação à infra-estrutura e ao corpo docente. O mercado de trabalho em relação ao curso é promissor. As grandes empresas de siderurgia estão em constante expansão. A informação da coordenação do curso é que cinco novas empresas siderúrgicas estão vindo para o país nos próximos cinco anos. “As empresas hoje já estão buscando estudantes do 9º período para fazerem estágios e em seguida permanecerem como contratados”, afirma Pinheiro.

Novas empresas da região sudeste estão à procura de engenheiros metalúrgicos formados há cerca de três ou quatro anos para compor o grupo de gerentes. Isso certamente interessará aos engenheiros recém formados que estão surgindo, pois será iniciado um processo contínuo de contratação nos anos seguintes. No exterior também ocorrerá uma abertura para a contratação de engenheiros. Atualmente, a China consome mais de 100% de todo aço que é produzido no mundo, o que estimula o surgimento de novas empresas e é mais um ponto positivo.
 
O piso salarial inicial do engenheiro metalúrgico é de R$2.800,00. Algumas empresas já contratam com o salário inicial de R$3.500,00, dependendo da qualificação do profissional. Hoje exige-se inglês fluente, conhecimento aprofundado em informática, experiência em estágios e um profissional com potencial capaz de assumir a liderança de equipes.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.