Criado por Administrator em sex, 20/06/2014 - 18:48
Francine Vilas Boas
Na última segunda-feira, 16, foi realizado, em Mariana, o lançamento do blog São Pedro na Rede. A página na web é um dos produtos desenvolvidos pelo projeto de extensão Nos bastidores da notícia: projeto de oficinas de comunicação comunitária, que realiza leitura crítica de jornais e elaboração de textos noticiosos, sob a coordenação da professora Juçara Brittes, do curso de Jornalismo da UFOP.
O projeto teve início em novembro de 2013, em uma parceria entre o CRAS-Volantes Bairros da Prefeitura de Mariana e a Universidade, no âmbito da disciplina Crítica da Mídia. Nesta primeira experiência, os estudantes que cursavam a disciplina ministraram oficinas de leitura crítica de jornal aos jovens atendidos pelo CRAS. Atualmente, o projeto, que conta com oito integrantes do curso de Jornalismo e nove jovens adolescentes do bairro São Pedro, já desenvolveu uma série de oficinas e duas viagens, com o objetivo de fomentar a produção de conteúdo jornalístico para alimentar o blog até o fim do ano.
Tamires Duarte, estudante de Jornalismo e membro do projeto, explica as próximas ações do grupo: "Assim que nós encerrarmos a etapa on-line, vamos começar a trabalhar o conteúdo para rádio. Acho que, assim, teremos maior abrangência de público e mais gente conhecendo o projeto". De acordo com Juçara Brittes, a função do blog é levar às famílias dos jovens, à comunidade e aos leitores do blog uma alternativa de notícia que se diferencie das mídias tradicionais, apresentando um outro lado da periferia, que não o da violência. “O objetivo final é que esse bairro, por intermédio desses jovens, tenha autonomia do ponto de vista dos processos comunicativos. Que pelo menos consiga ter uma visão crítica a respeito das produções jornalísticas, e que consigam ter um veículo próprio, que fale deles, em que eles se reconheçam”, comenta.
Para o coordenador do CRAS-Volantes Bairros, Emerson Carioca, o trabalho desenvolvido até agora vem superando as expectativas. Para ele, a função principal do projeto está sendo alcançada: “Eu gostei muito quando escreveram sobre a quadra inacabada, acho que tem a ver com o contexto social em que eles vivem, e essa é a finalidade da oficina. A função imediata era ser um agregador de atividade, de informação crítica para desenvolverem um senso crítico. Acho que esse senso crítico vai ser aperfeiçoado à medida em que eles saírem para as ruas dos bairros, conversarem com as famílias, conhecerem a história local, assim como a necessidade do bairro”.
Beatriz Alessandra da Silva Santos, 13, é uma das integrantes do projeto. Ela comenta que está gostando muito do que está produzindo junto aos colegas e os estudantes da UFOP, e que está ansiosa para as próximas produções: “Eu estou achando muito bom, muito legal. Meu futuro não era ser jornalista, agora vai ser”.
Confira o blog: http://saopedronarede.wix.com/saopedronarede.