Criado por Administrator em qui, 31/05/2012 - 11:49
Por Rolder Wangler
Construir, aprimorar e compartilhar o conhecimento. Esses são alguns dos conceitos básicos que permearam a criação do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, em 2008, na UFOP. A graduação, que conta com amparo do programa que apóia a reestruturação e expansão das universidades federais (Reuni), se prepara para receber a visita do Ministério da Educação para o reconhecimento do curso.
Agendada para setembro, o MEC irá avaliar o andamento do curso para o seu reconhecimento legal. Essa vistoria ocorre um mês após a previsão de formatura da primeira turma de comunicação social. E mesmo em meio às construções que aperfeiçoarão o espaço físico, o curso, que recebe uma média de 100 estudantes por ano, já se tornou uma referência na comunidade local e regional.
Instalado em uma cidade histórica, com um sistema comunicacional já tradicional, o curso agregou uma nova maneirar de fazer jornalismo. “Conforme a sociedade convive com os meios comunicacionais locais, ela contribui com os meios, que resulta em uma diferença na qualidade dos conteúdos que são gerados,” afirma Juçara Brittes, professora do curso e vice-diretora do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA).
Além da bagagem local, a graduação tem um importante papel na formação de um jornalismo que atenda a população e que também forme uma opinião pública. “Uma mídia comprometida com o interesse público ajuda a fortalecer a democracia,” salienta a professora. A coordenadora ainda salienta que os conceitos gerados e transformados na Universidade interferem de forma direta na sociedade.
Dia da Imprensa
No dia 1º de junho, o Brasil comemora o Dia da Imprensa. Instituído anteriormente no mês de setembro, a data foi modificada em 1999, através da lei nº 9.831, na qual houve o reconhecimento do início da circulação Correio Brazilense como data a ser comemorada.
Além da transmissão de notícias, a imprensa exerce o papel de defesa dos direitos humanos. Através dela se propagam discussões, se difunde o conhecimento e a valorização de princípios e idéias, garantindo assim, a defesa da liberdade que o cidadão necessita.



Ouvidoria




