Criado por Administrator em sex, 06/12/2013 - 11:06
Estudantes têm oportunidade de conhecer o cotidiano da Universidade em atividades que buscam despertar o interesse pelas áreas de ciência e tecnologia
Douglas Gomes
Como parte do Programa de Educação Tutorial Física (PETFIS), do Departamento de Física (Defis) da UFOP, o curso Exato promove o acompanhamento escolar e a inserção de alunos do 1º ano do ensino médio das escolas públicas de Ouro Preto no ambiente acadêmico por meio da interação com produções científicas desenvolvidas pela Universidade.

Katia Vilela, mestranda e professora de Física, orienta os alunos no PET.
Foto: Douglas Gomes.

Katia Vilela, mestranda e professora de Física, orienta os alunos no PET.
Foto: Douglas Gomes.
A aluna do mestrado do Defis Katia Vilela ministra aulas de laboratório de física no Exato e diz que as atividades práticas fazem com que o aluno tenha interesse em participar e se sinta parte da Universidade. Segundo ela, "a Universidade é parte também da comunidade e a inserção desses alunos na estrutura faz com que eles se interessem em integrar o corpo discente futuramente".
O professor do Defis e tutor do PET Física, Silmar Antonio Travain, explica que, com a inserção da pesquisa na vida acadêmica desses estudantes, o projeto visa dar ao aluno a perspectiva de escolha e possibilita o aprendizado da ciência antes mesmo de ele escolher a área ou o curso de graduação que deseja fazer. "O fazer ciência é um dos grandes gargalos, e a tendência é fortalecer a base para os alunos saírem do ensino médio mais bem orientados", afirma Silmar.
Além das disciplinas exatas como física, química e matemática, são oferecidas aulas de redação que incentivam a fluência e o aprimoramento na escrita. O curso conta com a monitoria de alunos dos cursos de Física, Química, Matemática e Arquitetura e de pós-graduação que ministram aulas de acompanhamento escolar de acordo com os conteúdos desenvolvidos em sala. São realizadas reuniões entre os professores das escolas estaduais e a orientação pedagógica do projeto, a fim de alinhar as atividades extracurriculares a esses conteúdos e acompanhar o desempenho desses alunos ao longo do ano letivo. As atividades ligadas aos projetos de iniciação científica são feitas de acordo com a disponibilidade dos monitores que acompanham os alunos e orientam experimentos de acordo com sua área de pesquisa. Nessas atividades, o aluno tem a possibilidade de conhecer os métodos e as produções científicas e descobrir como funcionam as práticas de um laboratório. Cada aluno participa de um projeto que pode ser desenvolvido em grupos ou individualmente, o que permite o contato direto deles com as atividades.
ATUAÇÃO EM OURO PRETO - Em maio deste ano, foram selecionados, por meio de uma prova com conhecimentos básicos, 30 alunos das escolas da rede pública de Ouro Preto: Escola Estadual Dom Pedro II, Escola Estadual Desembargador Horácio Andrade e Escola Estadual de Ouro Preto (Polivalente). Os candidatos com melhor desempenho tiveram a oportunidade de integrar o projeto. Todos os selecionados recebem um subsídio no valor de R$100, financiado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp) da UFOP (bolsas fornecidas pelo CNPq e Fapemig), uma forma de incentivo à participação no projeto, que é condicionada à frequência nas atividades do projeto e em sala de aula de suas respectivas escolas.
Os alunos da Escola Estadual Dom Pedro II, Bruna Alfenas, Danielly Passos, Yuri Silva e Caroline Albuquerque, afirmam que participar do Exato propiciou uma nova maneira de aprender o conteúdo apresentado pelos professores na sala de aula e um apoio muito importante para os estudos para avaliações. A proximidade na relação entre os ministrantes das aulas do Exato é vista como fundamental para a continuidade no curso. "Conseguimos tirar dúvidas e entender melhor os conceitos das matérias. Os professores têm atenção maior com a gente", enfatiza Bruna que pretende prestar vestibular para Engenharia Civil e Administração.
A expectativa é que os alunos continuem sendo acompanhados durante o período em que estejam cursando o ensino médio e que novos alunos possam ingressar no projeto. A coordenação do curso pretende, ainda, buscar a ampliação do apoio de outros departamentos que se interessem pelo projeto para que novos alunos de graduação integrem a equipe de petianos, reafirmando o caráter de formação do curso Exato e ampliando o alcance das atividades.
As aulas acontecem no prédio do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (Iceb) de segunda a quarta-feira, a partir das 18h30. Para conhecer mais sobre o PET Física, acesse www.iceb.ufop.br/petfis.



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