Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Cursos da UFOP são avaliados pela revista Guia do Estudante

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Ramon Cotta

Vinte cursos da UFOP foram classificados na última avaliação da publicação Guia do Estudante, realizada em 2012. A avaliação é feita por conceitos: excelente (5 estrelas), muito bom (4 estrelas), bom (3 estrelas), regular, ruim e prefiro não opinar. Entre os cursos da Universidade avaliados pela revista, quatro conquistaram a nota excelente, doze tiveram a nota 4, e quatro cursos ficaram com nota 3.

Entre os cursos com a avaliação ’’Excelente‘‘ está o curso de Nutrição da UFOP, que foi criado em 1978 e obteve 5 estrelas. A coordenadora do curso, professora Renata Nascimento de Freitas, afirmou que a Escola de Nutrição recebe a notícia com muita satisfação, já que o Guia de Estudante é uma publicação de grande repercussão nacional: ’’Isso contribui para a divulgação do trabalho sério e comprometido que a UFOP tem com a formação dos seus alunos‘‘.

Segundo Renata, a avaliação reflete investimentos realizados nos últimos anos: “Trabalhamos pela melhoria da qualidade das nossas atividades de extensão, pesquisa e ensino, de graduação e pós-graduação. Não posso deixar de comentar que, longe de nos acomodar, o resultado nos desafia a continuar melhorando nosso desempenho”, destaca.

O curso de Sistemas de Informação, instalado no Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas do Campus (ICEA), de João Monlevade, também obteve a pontuação máxima. “A boa avaliação nos dá mais visibilidade e, assim, podemos atrair o interesse dos vestibulandos para o curso e para João Monlevade’’, disse o coordenador, professor Leonardo Vieira dos Santos Reis. Leonardo também acredita que a nota do Guia do Estudante é uma forma de atestar que o trabalho desenvolvido no curso está sendo bem feito.

O Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFOP teve dois cursos com a nota 5. O curso de Letras foi um deles, e o coordenador, Emílio Maciel, reconhece que a avaliação reflete a seriedade e o empenho dos professores e estudantes nesses últimos anos. O coordenador do curso de História, professor Luiz Estevam de Oliveira Fernandes, que também conquistou a nota 5, acredita que a avaliação é um importante parâmetro de qualidade, uma ótima forma de divulgação, e destaca os esforços conjuntos de professores, alunos e técnicos que levaram o resultado tão positiva.

“O curso busca sempre se atualizar e acabou de implantar uma importante reforma curricular para aproximar ainda mais ensino e pesquisa. Promovemos eventos que trazem estudiosos de relevância nacional e internacional para Mariana, com o intuito de diversificar e atualizar ainda mais nossos estudantes’’, declarou Luiz Estevam.

Os cursos de Engenharia de Produção de João Monlevade e Ouro Preto, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia Metalúrgica, Farmácia, Geologia, Química e Turismo conquistaram quatro estrelas.

Avaliação

A publicação Guia do Estudante avalia há mais de 21 anos cursos presenciais de bacharelado ou bacharelado e licenciatura simultaneamente que possuem uma turma formada há pelo menos um ano e que serão oferecidos no semestre seguinte.

Depois de definidos os cursos que serão avaliados, o coordenador de cada graduação responde um questionário, que é analisado por diversos professores e coordenadores de Instituições do Brasil.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.