Criado por Administrator em qui, 07/08/2008 - 12:37
O Ministério da Educação (Mec) divulgou nessa quarta-feira, 06 de agosto, o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que tem como objetivo contribuir para a permanente melhoria da qualidade do ensino oferecido nas Instituições de Ensino Superior (IES).
A operacionalização do Enade ocorreu por meio de um questionário e uma prova. De acordo com o Ministério “o questionário tem o propósito de compor o perfil dos estudantes, integrando informações do seu contexto às suas percepções sobre a IES. A prova apresentou um componente de avaliação da formação geral comum aos cursos de todas as áreas e um componente específico de cada área”.
O exame avaliou no ano passado 3248 cursos em 16 áreas de conhecimento em universidades públicas e privadas. As graduações avaliadas foram: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia. Mais de 387 mil estudantes se inscreveram, dos quais 215.443 foram selecionados para realizar o exame. De acordo com o desempenho dos alunos, os cursos recebem a nota de um a cinco.
Na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram avaliados os cursos de Farmácia e Nutrição, que obtiveram nota 5 e 4 respectivamente no conceito Enade. No Brasil, apenas sete cursos de Farmácia obtiveram a nota máxima. A avaliação contou com a participação de 184 alunos da Escola de Farmácia, sendo 60 ingressantes e 124 concluintes. Já na Escola de Nutrição, 78 universitários participaram, sendo 54 ingressantes e 24 concluintes.
Nesse ano, a novidade na pesquisa foi o conceito preliminar. O indicador combinou o Enade, o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que mede o valor agregado entre os alunos ingressantes e concluintes e a avaliação de três variáveis: infra-estrutura, corpo docente e projeto político-pedagógico das instituições. O conceito preliminar do curso de Farmácia foi cinco e o de Nutrição foi quatro. Segundo o MEC esse conceito será um guia para as comissões de avaliação in loco.
Em relatório disponibilizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplicou a pesquisa e que encontra-se em anexo na página, estão os resultados da aplicação do Enade e do Questionário Socioeconômico respondido pelos alunos participantes. Além do questionário, também há o resultado sobre as percepções dos estudantes em relação à Universidade.
O Pró-Reitor Adjunto de Graduação da UFOP, Adilson Pereira dos Santos, afirma que esse resultado “só confirma os bons desempenhos da Universidade nos guias dos estudantes, no setor produtivo e nas corporações. Não podemos perder a perspectiva de que a avaliação é uma busca definitiva para melhoria da qualidade do ensino”, finaliza.
A operacionalização do Enade ocorreu por meio de um questionário e uma prova. De acordo com o Ministério “o questionário tem o propósito de compor o perfil dos estudantes, integrando informações do seu contexto às suas percepções sobre a IES. A prova apresentou um componente de avaliação da formação geral comum aos cursos de todas as áreas e um componente específico de cada área”.
O exame avaliou no ano passado 3248 cursos em 16 áreas de conhecimento em universidades públicas e privadas. As graduações avaliadas foram: agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, tecnologia em radiologia, tecnologia em agroindústria, terapia ocupacional e zootecnia. Mais de 387 mil estudantes se inscreveram, dos quais 215.443 foram selecionados para realizar o exame. De acordo com o desempenho dos alunos, os cursos recebem a nota de um a cinco.
Na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) foram avaliados os cursos de Farmácia e Nutrição, que obtiveram nota 5 e 4 respectivamente no conceito Enade. No Brasil, apenas sete cursos de Farmácia obtiveram a nota máxima. A avaliação contou com a participação de 184 alunos da Escola de Farmácia, sendo 60 ingressantes e 124 concluintes. Já na Escola de Nutrição, 78 universitários participaram, sendo 54 ingressantes e 24 concluintes.
Nesse ano, a novidade na pesquisa foi o conceito preliminar. O indicador combinou o Enade, o Índice de Diferença de Desempenho (IDD), que mede o valor agregado entre os alunos ingressantes e concluintes e a avaliação de três variáveis: infra-estrutura, corpo docente e projeto político-pedagógico das instituições. O conceito preliminar do curso de Farmácia foi cinco e o de Nutrição foi quatro. Segundo o MEC esse conceito será um guia para as comissões de avaliação in loco.
Em relatório disponibilizado pelo Instituto de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que aplicou a pesquisa e que encontra-se em anexo na página, estão os resultados da aplicação do Enade e do Questionário Socioeconômico respondido pelos alunos participantes. Além do questionário, também há o resultado sobre as percepções dos estudantes em relação à Universidade.
O Pró-Reitor Adjunto de Graduação da UFOP, Adilson Pereira dos Santos, afirma que esse resultado “só confirma os bons desempenhos da Universidade nos guias dos estudantes, no setor produtivo e nas corporações. Não podemos perder a perspectiva de que a avaliação é uma busca definitiva para melhoria da qualidade do ensino”, finaliza.
