Ir para o conteúdo

Cursos do CEAD recebem nota 4 em avaliação do Ministério da Educação

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Rolder Wangler

O Ministério da Educação divulgou a nota da avaliação dos cursos a distância de Matemática, Pedagogia e Pedagogia para Educação Infantil do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFOP. Iniciado em Novembro, o reconhecimento dos cursos de Pedagogia beneficia cerca de 3 mil alunos que já se formaram ou que estão no processo de conclusão do curso, além dos formandos em Matemática. A nota obtida pelos cursos foi 4, em uma escala de 1 a 5.

Nos quatro meses do processo de reconhecimento, foram avaliados a sede, que se localiza no campus Morro do Cruzeiro, em Ouro Preto, os polos a distância nas cidades de Lagoa Santa, em Minas Gerais, e Itanhém, na Bahia. De acordo com as normas para o reconhecimento, somente 10% dos polos recebe a visita física da comissão avaliadora. Em um total de 21 locais, o Ministério da Educação fez uma escolha aleatória para realizar visitação.

Entre os critérios usados para medir a qualificação dos cursos, encontram-se a avaliação dos polos e também do espaço amostral disponível. Segundo Milton Rosa, coordenador do curso de Pedagogia, o resultado foi bom: “Estamos analisando o relatório e estudando formas para que atinjamos a nota 5 na próxima avaliação, mas estamos felizes com a resposta positiva do Ministério da Educação”.

Histórico

Dentre os 34 polos que o Centro de Educação Aberta e a Distância (Cead) possui, 21 recebem o curso de Licenciatura em Pedagogia, e outros 13 recebem o curso de licenciatura em Matemática. Atualmente, o Cead está presente em três estados brasileiros: Minas Gerais, São Paulo e Bahia.

A proposta de criação está ligada à implantação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais, em 2006. A ideia é reforçar a função social e contribuir para a inclusão dos alunos que, por condições financeiras, geográficas ou de necessidades especiais, não teriam acesso a esse tipo de conhecimento.

O curso de Pedagogia tem por finalidade a formação de profissionais para o exercício da docência na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de ensino Médio e em cursos de educação profissional na área de serviços e apoio escolar. O objetivo é a profissionalização do educador visando a apropriação de competências e conhecimentos necessários ao exercício da ação docente.

Já o curso de licenciatura em Matemática a distância é coordenado pela professora Cláudia Raquel Martins Correa e busca promover a qualificação profissional. O objetivo é obter uma formação teórico-prática na área de Matemática que seja suficiente para que o individuo possa atuar de forma crítica em diversos campos de atividade educacional. Os polos avaliados foram o de João Monlevade e Ipatinga, ambos em Minas Gerais.

Futuro

De acordo com o tempo de implantação dos cursos, o próximo a ser avaliado é Administração Pública, que já está fazendo os preparativos para receber as visitas do Ministério da Educação. O curso de Geografia, por ser mais recente, não tem previsão para receber a avaliação.