Criado por Administrator em sex, 11/12/2015 - 17:55
Fernando Cássio
A III Calourada Preta da UFOP, que aconteceu ao longo desta última semana, foi marcada por diversas atrações. A aluna do curso de Dança da UFMG, Nina Albergaria, comandou a Roda de conversa: Dança Jazz - das raízes africanas a contemporaneidade, na quarta, no auditório do Icsa.
A abordagem das origens do estilo foi o principal fio condutor do debate. A Dança Jazz como mistura de culturas, seu surgimento no território norte-americano no início do século XX e a importância dos afro-americanos no processo histórico do jazz foram os assuntos tratados. "A Dança Jazz tem como características os movimentos rítmicos. Bebeu muito nas influências do Balé Clássico, tem também a questão dos movimentos arredondados que partem da altura do quadril”, explica Nina.
Atualmente, o jazz é uma dança bem diversificada que se subdividiu em vários estilos: o jazz tradicional, o contemporâneo, o street jazz, dentre outros. Existe ainda a diferença entre a Dança Jazz e a MúsicaJazz, já que uma não está diretamente ligada à outra. Segundo Nina, “pra dançar Jazz, não necessariamente precisa estar tocando uma Música Jazz”.
Há 13 anos na dança, ela conta que o Jazz surgiu na sua vida quando quis fazer Balé e não podia. A professora da escola achava que a turma da sua idade já estava bem avançada. Com isso, Nina teve que fazer um ano de Jazz pra poder entrar no Balé Clássico. Desde que começou a fazer Jazz, ela descobriu sua paixão.