Ir para o conteúdo
Ir para o conteúdo
GovBR

Debate (in)segurança reúne comunidade acadêmica e população de Mariana

Twitter icon
Facebook icon
Google icon
Thamira Bastos
 
O debate (in)segurança, realizado na última quinta-feira (5), no ICSA, abordou as ações que podem diminuir a incidência de crimes e, também, a importância de abrir discussões como esta unindo a comunidade acadêmica e a população de Mariana.

O capitão Paulo Henrique da Polícia Militar de Mariana deu início ao debate citando diversas medidas de autoproteção, como atitudes que vítimas em potencial podem realizar para dificultar a ação de criminosos. O capitão ressaltou a importância de estreitar a relação da comunidade acadêmica e a Polícia e em acioná-los também em situações que podem aumentar as ocorrências de crimes, como a falta de luz em postes/ruas da cidade e determinados pontos suspeitos. 

O debate teve continuidade com a participação de estudantes que relataram situações de risco que tiveram envolvidos e questionaram a ação da Polícia na cidade, como o contingente da PM e a organização da patrulha pelo município. O comandante da Polícia Militar, capitão Erly de Jesus Costa, explicou a instauração do plantão regional pela Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, que consiste em encerrar as ocorrências realizadas durante os finais de semanas e depois das 18h na Delegacia regional. No caso da cidade de Mariana, as ocorrências que estiverem dentro deste período são finalizadas em Ouro Preto. O aluno do curso de Ciências Econômicas, Paulo Ricardo Azevedo comenta o debate. "É importante a realização de eventos como este, pois sempre temos algo a aprender, questionar e falar. Além disso, o tema é muito pertinente, principalmente considerando o aumento de crimes nos últimos meses".

O presidente da Câmara Municipal de Mariana, Bruno Mol, e o vereador Cristiano Vilas Boas frisaram a importância da participação da comunidade acadêmica nas assembleias realizadas na Câmara. A vice reitora da UFOP, Célia Maria Fernandes Nunes, também ressaltou a importância da realização de eventos como este. "O debate faz prte de uma série de cuidados sobre segurança. É a partir de diálogos como este que vamos conseguir resultados".
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.