Ir para o conteúdo

Debate pretende discutir a "A questão biográfica" com a perspectiva historiográfica

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

Aldo Damasceno

Na próxima terça-feira, dia 29 de outubro, será realizada a mesa-redonda “A questão biográfica”, com os professores Alexandre de Sá Avelar, da Universidade Federal de Uberlândia e Benito Schmidt, da Universidade Federal do Rio Grande de Sul, às 10h, na Sala de Reuniões do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da UFOP, em Mariana. A mesa será mediada pelo professor Mateus Pereira, do Núcleo de Estudos em História da Historiografia (NEHM-UFOP).

A biografia é um assunto que tem recebido atenção da mídia nos últimos tempos, devido à polêmica gerada pelo projeto de lei que permite a publicação de biografias não autorizadas, que está para ser votado pela Câmara dos Deputados. O gênero biográfico como campo da historiografia também possui um importante lugar na produção do conhecimento histórico e exige esforços teóricos e metodológicos bem particulares.

O debate proposto pela mesa-redonda pretende levantar a discussão sobre as formas de pensar e escrever biografia com a perspectiva historiográfica hoje no Brasil e no mundo, e as contribuições que seus estudos provocam na compreensão do tempo.

O evento é uma realização das Jornadas Impérios e Lugares no Brasil (ILB), Grupo de Estudos História da América (GEHA), Justiça, Administração e Luta Social (JALS) e Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (LEIR), com a parceria do Ciclo de Debates do NEHM. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3557-9400.