Ir para o conteúdo

DECEA completa seis anos hoje

Twitter icon
Facebook icon
Google icon

jm.jpgO campus avançado de João Monlevade da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), criado em 22 de setembro de 2002, comemora hoje seis anos de fundação. Em parceria com a Prefeitura Municipal da cidade, o campus funciona na Escola Municipal Governador Israel Pinheiro (EMIP) e atualmente oferece dois cursos de graduação, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação, no Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas (DECEA).

Cerca de 330 alunos e 23 professores compõem o quadro de discentes e docentes do departamento. A primeira turma do curso de Engenharia de Produção teve início junto à inauguração do campus em 2002 e colou grau em meados de 2007. Já o primeiro vestibular para o curso de Sistemas de Informação foi implantado no final de 2004 e a colação de grau está prevista para final deste ano.

Ainda em 2008, a estimativa é que a UFOP possa contar com a cessão de todo o conjunto de prédios da EMIP. Já em 2009 serão implantados no DECEA dois novos cursos, Engenharia de Computação e Engenharia Elétrica.

João Monlevade localiza-se a 100 km, a leste, de Belo Horizonte e possui aproximadamente 70 mil habitantes, além de estar localizada em uma região altamente industrializada, o que justifica a criação do campus e dos cursos nas respectivas áreas.